UEL coordena acordo de cooperação cultural com universidade russa 14/12/2021 - 10:15

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai coordenar uma cooperação de intercâmbio cultural com a Universidade Estatal Russa de Humanidades (RSUH). Cinco universidades de todas as regiões do País participam dessa cooperação, intermediada pela Embaixada do Brasil na Federação da Rússia.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, Mara Solange Dellaroza, há boas perspectivas ao iniciar esse vínculo como uma rede de universidades e a RSUH. “É a possibilidade de disseminação e troca de saberes entre a cultura brasileira e a russa”, afirma.

Além da UEL, participam da cooperação as universidade federais da Bahia (UFBA), do ABC (UFABC), do Pará (UFPA) e a Universidade de Brasília (UnB). Já foram iniciadas as tratativas para a elaboração da minuta de cooperação e a oficialização deve começar em breve, visando a realização de evento conjunto em 2022.

São propostas as seguintes ações: criação de consórcio formado por cinco universidades brasileiras, Universidade Estadual Russa de Humanidades e universidades regionais russas; realização de eventos culturais na RSUH em fevereiro de 2022, a fim de familiarizar estudantes e funcionários com a cultura do Brasil; e criação de um Centro Educacional e Científico russo-brasileiro de estudos da cultura popular brasileira, com base na RSUH.

O alinhamento das expectativas para a tratativa do acordo de internacionalização ocorreu em uma reunião na semana passada. Participaram, pela UEL, o vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa, a diretora de Relações, Cultura e Relações com a Sociedade, Zilda Freitas Andrade, e o professor Kennedy Piau, do Departamento de Artes Visuais, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). 

Representantes da Universidade Estatal Russa de Humanidades (RSUH) também estavam presentes, entre eles a vice-reitora interina de Cooperação Internacional, conselheira da Administração para Assuntos Internacionais, Vera Zabotkina, e a chefe do Departamento de Relações Internacionais, Olga Trofimova, além dos membros da Embaixada brasileira, Álvaro Galvani e Bruna Muriel.