Telemedicina completa 2 mil atendimentos da Covid-19 27/04/2020 - 16:58
O serviço de atendimento de saúde online chamado Telemedicina Paraná completou, nesta segunda-feira (27), 2.395 atendimentos, auxiliando nas medidas de enfrentamento e prevenção a Covid-19, realizada pelo Governo do Estado. O serviço pode ser acessado de qualquer localidade paranaense, pelo site ou pelo aplicativo Telemedicina Paraná, disponível para os sistemas Android e IOS.
Além de agilizar o atendimento médico à população, a plataforma ajuda a diminuir o fluxo de pessoas nas Unidades de Saúde evita aglomerações e deslocamentos, protege os profissionais de saúde e possibilita que o cidadão possa ser consultado diretamente de sua casa. O serviço também possibilita o suporte para diagnóstico clínico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos.
Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a telemedicina conecta pacientes aos especialistas, reforçando o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“A telemedicina é uma ação expressiva e inovadora no combate a pandemia. A plataforma contribui para a atuação no estágio inicial de triagem e contenção de encaminhamentos para as Unidades de Saúde, com o atendimento de profissionais e estudantes capacitados da área da saúde”.
Atuam na plataforma 160 médicos, enfermeiros e estudantes de cursos da área da saúde das Universidades Estaduais do Paraná e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dos 2.395 atendimentos realizados, 188 pacientes consultaram os médicos da plataforma e apenas 10 foram encaminhados para as Unidades de Saúde.
Heidi Kruklis, uma das médicas indicadas pelo Conselho Regional de Medicina para atuar na plataforma, destaca a importância da telemedicina. “A telemedicina permite uma consulta médica completa, reduzindo o número de atendimentos presenciais em Unidades de Saúde e de Pronto Atendimento, evitando a exposição desnecessária de pacientes e profissionais da saúde”.
Kruklis, que já atendeu cerca de 40 pacientes no Telemedicina Paraná, acredita que a consulta remota será mais utilizada após o período de pandemia. “Os médicos e os pacientes estão se familiarizando com a ferramenta. Acredito que a cultura da telemedicina será cada vez mais fortalecida”.
Os estudantes atuam na etapa da triagem, com supervisão de profissionais coordenadores. Felício De Freitas é estudante do 5º ano de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e afirma que a experiência no Telemedicina Paraná tem sido de muito aprendizado. “Acredito que como estudante de uma universidade pública tenho o dever de auxiliar a população nesse momento importante com o conhecimento que adquiri durante o curso”.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO – A partir desta terça-feira (28) o Telemedicina Paraná também disponibilizará atendimento psicológico gratuito. Serão 14 psicólogos voluntários que atenderão o público.
“Vamos realizar atendimentos de acolhimento dos sentimentos como medo, pânico, ansiedade e todas as outras preocupações que envolvem o processo pandêmico que não dizem respeito apenas a doença. Queremos viabilizar o acesso amplo ao atendimento psicológico”, ressaltou a psicóloga Jeanine Rolin.
PASSO A PASSO - Após o cadastro no aplicativo ou no site, o paciente preenche um formulário sobre sua condição de saúde. O sistema faz uma triagem inicial por meio da Inteligência Artificial. Se o paciente não for identificado com possíveis sintomas de coronavírus, receberá orientações de como se prevenir.
Se for identificado com algum sintoma, será encaminhado para nova triagem com profissionais e estudantes da saúde, com atendimento online via WhatsApp. Se os sintomas não forem de Covid-19, ele receberá novas orientações.
Na consulta online, o médico dará o diagnóstico, inclusive com possibilidade de encaminhamento para atendimento presencial na Unidade de Saúde mais próxima do paciente. O médico também pode prescrever medicamentos e emitir atestados.
EXTENSÃO – O novo serviço foi idealizado como parte integrante da Ação de Extensão Contra o Novo Coronavírus (Chamada Pública 09/20). A iniciativa conta com bolsistas das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná, que desenvolvem projetos voltados a ações de prevenção, cuidados e combate à pandemia.
“Queremos que a plataforma seja um legado após a crise do coronavírus. Facilitando o atendimento médico em todo o Estado do Paraná”, destacou o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti Paulo Parreira.
DESENVOLVIMENTO - O Telemedicina Paraná foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), a partir de uma demanda da Seti. A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e dos Conselhos Regionais de Medicina (CRM-PR) e de Psicologia do Paraná (CRP-PR).