Superintendente visita instituições para acompanhar ações de bolsistas contra o Covid 26/08/2020 - 16:53

Em todo o Estado do Paraná estão sendo desenvolvidas Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavírus. A atuação envolve 1.200 bolsistas que desenvolvem atividades em diversos órgãos e são supervisionados por professores das universidades estaduais e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na última terça-feira (25), o Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, visitou algumas entidades que receberam os bolsistas. A primeira foi o Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN), no qual atuam 13 bolsistas que auxiliam no diagnóstico dos casos de Covid.

“É um conjunto de ações com bolsistas atuando em todas as regiões do Paraná. Pudemos constatar a satisfação dos gestores e dos nossos bolsistas, que estão atuando em suas áreas e aperfeiçoando o seu processo de formação”, destacou Aldo Bona.

A diretora técnica do LACEN, Irina Riedigir, enfatiza a importância do programa. “Os bolsistas participam de todo processo de coleta das amostras e exercem um papel muito importante no Lacen. Sem eles, não seria possível realizar esse trabalho imprescindível no estado”.

A atuação no LACEN também é uma oportunidade para os bolsistas adquirirem experiência na atuação profissional. A professora da UFPR e coordenadora do projeto, Cristina de Oliveira Rodrigues, aponta a importância das ações para a pesquisa. “Percebo que eles são bastante jovens e vem com o interesse também de realizar pesquisas. É um meio de colaborar com a formação de pessoas altamente especializadas”.

Outra instituição visitada foi o Hospital do Trabalhador (HT). Lá atuam 39 bolsistas entre estudantes e profissionais recém-graduados, que também desempenham papel fundamental para o combate da pandemia. O HT possui mais de 140 leitos destinados aos pacientes do Covid e se tornou o hospital com maior entrada de casos graves da doença em Curitiba.

No Hospital atuam enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e estudantes da área da saúde. Uma das bolsistas é a enfermeira Anne Michelle Rocha de Oliveira, “pra mim é muito bom atuar no projeto, e estar em contato com os pacientes é uma experiência pessoal e profissional muito importante”.

O superintendente também se reuniu com o diretor geral da Secretaria de Saúde, Nestor Werner Junior para debater novos projetos e ações que serão executados nos próximos meses para intensificar o combate ao Coronavírus.

Uma dessas ações é o aplicativo Telemedicina Paraná que terá uma readequação para continuar atendendo a população gratuitamente de forma eficaz e com custo reduzido aos cofres públicos.

Até agosto, o investimento no projeto chegou a R$ 14,5 milhões de reais. Os valores são repassados pela SETI por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná, Fundação Araucária, Secretaria de Estado da Saúde e Itaipu Binacional.

Telemedicina

O aplicativo Telemedicina Paraná oferece atendimento médico e psicológico gratuito para a população. Nele, também atuam 368 bolsistas nas áreas de psicologia, medicina, enfermagem, além de estudantes de graduação.

Desde o início dos atendimentos no mês de março, foram realizados 20.022 atendimentos, 8996 consultas e 565 acolhimentos psicológicos. Para saber mais sobre o app e fazer o download clique aqui