Superintendente da Seti visita empresa Jacto em São Paulo 10/03/2020 - 13:16

Uma comitiva formada pelo Superintendente de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, Aldo Bona, prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho, o diretor geral da Faculdade Guairaca, Joarez Mathias Soares, e pelo professor pesquisador da Unicentro, o médico David Livingstone Alves Figueiredo, visitou o município de Pompéia, em São Paulo, para conhecer uma das maiores empresas brasileiras em agricultura a Jacto.

“No Paraná temos um ambiente propício ao desenvolvimento de atividades inovadoras no setor agrícola. Nossas pesquisas, feitas nas nossas universidades públicas, são ótimas e de referência mundial. Ver como uma empresa desse porte consegue conciliar a educação e o mercado é de fundamental importância para aplicação de novas ideias no nosso cenário”, destacou o superintendente da Seti Aldo Bona.

Na sede da empresa, além da produção de equipamentos e maquinários agrícolas, também funciona uma escola de ensino fundamental, o ensino médio e técnico do Senai e dois cursos tecnólogos ofertados pela Fatec, um na área de big data e outro de máquinas agrícolas de alta precisão.

“Vemos ela como uma empresa que tem todas as credenciais para fazer parcerias com a gente. Eles são inovadores, utilizam muito bem a educação na construção de um ambiente melhor e pensam no futuro de todos”, explicou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Em questão de inovação a Jacto é referência para todo o Brasil. Como Guarapuava está implantando um Instituto de Pesquisa na área genômica e consolidou recentemente o Parque Tecnológico, a cidade foi apresentada aos sócios e membros da diretoria da Jacto durante a visita.

“Viemos também em busca de parcerias para que a pesquisa que será feita em Guarapuava tenha mais referências de sucesso. Hoje quem não inova não cresce e a inovação está no DNA da Jacto, assim como o projeto que estamos construindo, por meio de uma união de esforços, em Guarapuava”, completou Cesar Filho.

Essa união entre setor público, privado e terceiro setor que acontece nos empreendimentos locais foi parabenizada pela diretoria da empresa. “É só assim que vamos construir um Brasil melhor. Nossos ecossistemas precisam conversar e trocar experiências para que cresçamos juntos”, disse durante a reunião Jiro Nishimura.