Sistema alternativo para construção de casas é apresentado na Seti 28/09/2010 - 16:15

Nesta segunda-feira (27), o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo Lübke, recebeu a visita do reitor do Instituto Federal do Paraná, professor Alipio Santos Leal Neto e o diretor da empresa Lupimex do Brasil, Edison de Mello Santos.

A visita teve como propósito apresentar uma nova tecnologia para a construção civil desenvolvida através da tecnologia Steel Frame, que possibilita a fabricação de casas a um baixo custo e com rápida previsão de entrega. O projeto utiliza estruturas pré-moldadas de aço preenchidas por placas de cimento que proporcionam maior economia e superior velocidade de fabricação. “Essa tecnologia é uma forte aliada na construção de habitações populares e vários países como Japão, Inglaterra e Estado Unidos já utilizam essa técnica”, explicou Santos.

Além da agilidade, essa tecnologia em construção civil garante um uso mais racional dos recursos naturais. Segundo Santos, esse projeto possibilita uma construção limpa, ou seja, não deixa resíduos de tijolos, vidros quebrados, massa, cimento, que são de difícil descarte e reutilização.

O secretário Nildo Lübke gostou do projeto e comentou a necessidade de se desenvolver sistemas alternativos para dar vasão à demanda social do Estado. “É preciso pensar soluções rápidas e de baixo custo para que a população mais carente tenha acesso e possibilidade de adquirir a casa própria”, comentou Lübke.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) analisa a viabilidade de certificação da tecnologia e o projeto já está em fase de finalização junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O objetivo é que futuramente esta tecnologia possa ser utilizada em uma indústria no estado do Paraná.