Simpósio de Gestão de Construção Civil da UEL busca aproximar academia e setor produtivo 23/10/2019 - 17:13

O desafio de unir a academia e o setor privado está no centro das atenções dos mais de 140 participantes do 11º Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção (SIBRAGEC) que começou nesta quarta-feira (23) e prossegue até sexta-feira, dia 25, no auditório do Blue Tree Premium Hotel, no centro de Londrina. O evento foi aberto essa manhã e será realizado simultaneamente ao 8° Encuentro Latinoamericano de Gestión y Economía de la Construcción (ELAGEC), reunindo professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, construtores, projetistas, consultores, técnicos de órgãos públicos e demais profissionais da Construção Civil.

O SIBRAGEC é um evento bienal promovido pelo Grupo de Trabalho sobre Gestão e Economia da Construção da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC). A realização é dos Programas de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), em parceria com a Universidade Federal do rio Grande do Sul (UFRGS) e apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) Norte.

Durante a abertura do Simpósio, o reitor em exercício da UEL, professor Aron Petruci, destacou o gerenciamento na área da construção como ferramenta fundamental para o desenvolvimento do setor, responsável também pela proteção de vidas humanas. Ele destacou que tragédias brasileiras recentes, a que atingiu a Usina de Brumadinho, em Minas Gerais, em janeiro deste ano - deixando mais de 200 mortos e cerca de 90 desaparecidos - e mais recentemente a queda de um edifício de sete andares em Fortaleza, na semana passada, com pelo menos nove mortos, mostram que não só falhas técnicas, mas o gerenciamento mal feito pode trazer sérias consequências.

O professor Aron ressaltou que as boas práticas de gerenciamento precisam ser estendidas a todo o setor da construção, não só as grandes indústrias, mas também aos pequenos negócios e até os autônomos.

O presidente do Sinduscon, engenheiro Rodrigo Zacaria, destacou que desde os tempos de estudante acompanha o intenso debate sobre a importância de aproximar a pesquisa da iniciativa privada e que esta união é possível desde que haja empenho de todos os lados. "Nosso trabalho é sempre tentar agregar profissionais para esta discussão, é preciso unir todos", afirmou. Já o vice-presidente Financeiro do Sinduscon, Gerson Guariente Junior, afirmou que a inovação é questão de sobrevivência para a construção civil. Segundo ele, em Londrina existe um trabalho para aproximar as startups de Construção Civil de toda a cadeia, buscando sobretudo transferir informações e novas tecnologias para as empresas locais.

De acordo com a coordenadora do comitê executivo do SIBRAGEC, professora Ercilia Hitomi Hirota, do Departamento de Construção Civil, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), o evento é importante para a modernização da área de construção civil. "Londrina está no movimento pela inovação e as instituições estão se organizando para a governança da inovação. Nós queremos promover a integração entre setor produtivo e acadêmico, desenvolver ações em conjunto", afirma.

A palestra de abertura destacou o tema "Construindo excelência por meio da colaboração Universidade-Empresa", com o professor da PUC de Valparaíso (Chile), Luis Fernando Alarcón, diretor do Centro Interdisciplinario para la Productividad y Construcción Sustentable (CIPYCS). Ainda pela manhã, a programação registrou um painel sobre Interação universidade-empresa com a participação dos professores Patrícia Tzortzopoulos-Fazenda (University of Huddersfield- Reino Unido); Ricardo Codinhoto (University of Bath- Reino Unido) e Gerson Guariente Jr (UEL e SINDUSCON Paraná Norte e Coordenador do iCON- Governança da Inovação na Construção Norte do Paraná).

O Simpósio traz para o Brasil pesquisadores e consultores do México, Portugal, Espanha e Inglaterra. Londrina recebe pela primeira vez o evento, que na edição 2019 aborda o tema "Do conhecimento à ação: práticas avançadas de gestão da produção". O objetivo é promover a cooperação entre pesquisadores e disseminar os avanços técnico-científicos sobre a temática.