Simepar recebe visita de meteorologistas da América Central 12/11/2010 - 17:20

O Simepar recebe um grupo de meteorologistas da América Central para a realização de um estágio técnico-cientifico, com duração de quinze dias, onde serão elaborados projetos em conjunto, a serem levados a seus países. O estágio faz parte do Programa Regional de Redução da Vulnerabilidade e Degradação Ambiental (PREVDA), que envolve El Salvador, Guatemala, Panamá, Nicarágua, Costa Rica e Honduras.
Cada país mandou um representante para os trabalhos com o Simepar, que participa do programa desde o início de 2009, quando enviou equipes de profissionais, para a realização de cursos nestes países.
O PREVDA é financiado pela União Europeia, e tem como objetivo a modernização dos serviços meteorológicos da região da América Central, a fim de diminuir a vulnerabilidade da região frente aos fenômenos climáticos. Foi com este intuito que o Simepar foi convidado a participar, levando e compartilhando o conhecimento e trabalho realizado por aqui.
Dentro do PREVDA, o Simepar trabalha na elaboração do Projeto de Implementação da Plataforma Geográfica e Hidrometeorológica Integrada da Região Centro Americana e Suas Aplicações Práticas. O projeto tem como objetivo desenvolver uma plataforma virtual, com um banco de dados climáticos, com imagens de satélite e previsões.
Para o diretor adjunto do Simepar César Benetti, a criação desta plataforma é fundamental para uma gerar visão integrada da meteorologia na América Central. “O Simepar contribui com a experiência em integração, intercâmbio de informações e o desenvolvimento científico aplicado à meteorologia”, afirma Benetti.
O meteorologista Pablo Ernesto Montenegro, de El Salvador, é especialista em meio ambiente e qualidade do ar. Para ele, “A principal importância está no intercâmbio da experiência que o Simepar possui no campo de meteorologia. Nossos países precisam conhecer, aprender e aplicar esta experiência”, finaliza Montenegro.

GALERIA DE IMAGENS