Simepar divulga previsão para o inverno 2009 18/06/2009 - 15:07

O Instituto Tecnológico Simepar divulgou a previsão climática para o inverno 2009, que começa às 2h45min do próximo domingo (21). No Paraná, de acordo com a análise do Simepar, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o inverno tem como característica baixa precipitação, com distribuição espacial de chuva, acompanhada de trovoadas e ventos moderados.
No Paraná, as temperaturas apresentam forte variação durante a estação mais fria do ano. No Norte e no Oeste do estado são observadas temperaturas mais altas e no Centro-Sul as temperaturas mais baixas.
A estação do inverno pode provocar geadas em boa parte do Estado, com menor probabilidade para o Norte e mais riscos para as regiões mais altas, em áreas dos municípios de Palmas, Guarapuava e Inácio Martins. Os nevoeiros também são típicos nessa estação, com intensidade e duração associadas à temperatura predominante na região.
A previsão das temperaturas para o trimestre julho-agosto-setembro/2009 é de que fiquem próximas da média dos outros anos. As quedas mais acentuadas nas temperaturas estarão associadas diretamente às massas de ar frio que, ao ingressarem no Estado, poderão provocar seqüência de dias mais frios, intercalados com período de temperaturas mais amenas.
Fenômeno La Niña
Conforme as últimas atualizações, a situação climática em escala global indica que no decorrer do trimestre haverá um processo de alteração no cenário climático em grande escala. Ao longo deste ano, a presença do fenômeno La Niña influenciou de maneira significativa nos regimes de precipitação e temperatura no Paraná, inclusive com uma situação de estiagem em algumas regiões paranaenses.
As previsões climáticas baseadas em modelos de previsões dinâmicos e estatísticos indicam que no trimestre julho-agosto-setembro a situação de grande escala se evoluirá para um El Niño, sendo que sua consolidação se dará na primavera de 2009 e seus conseqüentes efeitos nos regimes de precipitação e temperatura.
As informações climáticas são atualizadas mensalmente, com horizonte de previsão de três meses. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3320-2020 ou no endereço www.simepar.br.