Seti/Fundação Araucária oferece 1000 bolsas de iniciação científica 15/06/2009 - 17:16

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio de sua vinculada Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, divulgou nesta segunda-feira (15) a chamada que estabelece as normas aos projetos que desejam se inserir no Programa de Apoio à Iniciação Científica - 2009. O programa oferece mil Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de graduação que pretendem desenvolver atividades de pesquisa cientifica, tecnológica e artístico-cultural.
A nova chamada reforça ainda mais a iniciação científica no Paraná. Em 2007, eram 167 bolsas de iniciação científica, em 2008 foram 470 e, em 2009 estão previstas 1000 bolsas – um aumento de quase 600 % em três anos.
O edital tem como objetivo estimular estudantes de graduação a desenvolver pesquisas e incentivar as instituições paranaenses de ensino superior e de pesquisa a consolidar uma política de iniciação científica voltada à formação de recursos humanos para a ciência e a tecnologia.
Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação - Fundo Paraná. As bolsas têm duração de até 12 meses, com previsão de vigência de 10/08/2009 a 09/07/2010 e valor de R$ 300,00 mensais cada uma (R$ 3,6 milhões no total). Elas se destinam a instituições de ensino superior e/ou de pesquisa, de natureza pública ou privada sem fins lucrativos, que efetivamente desenvolvam pesquisas e tenham instalações próprias para tal fim.
As instituições interessadas devem manter um Comitê Assessor Local para a gestão das bolsas de iniciação científica deste Programa. Aquelas instituições já participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deverão adotar os mesmos critérios, meios e Comitê já constituídos, particularmente no que se refere aos processos de seleção, acompanhamento e avaliação dos bolsistas.
Os projetos podem ser submetidos via internet até o dia 03 de julho. A chamada completa e mais informações podem ser encontradas no sítio da Fundação Araucária: http://fundacaoaraucaria.org.br.