Seti promove projeto de inclusão digital em Marilândia e Tamarana 22/01/2010 - 16:30

A  secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, e o prefeito de Marilândia do Sul, Pedro Sérgio Mileski, assinaram convênio do Programa Universidade Sem Fronteiras para aplicação de projeto de inclusão digital.
Este projeto será destinado à servidores públicos municipais, trabalhadores rurais, assalariados e professores. O convênio possibilitou o repasse de R$ 14 mil para a prefeitura e mais R$ 67 mil para pagamento de bolsistas, que terão a tarefa de realizar os cursos de informática que vão qualificar e criar melhores oportunidades de trabalho aos beneficiados.
Durante a solenidadve, Lygia Pupatto reafirmou o papel do estado na vida das pessoas. “A Seti tem como objetivo principal dar oportunidade às pessoas que necessitam da mão do Estado e oferecer para as pessoas o conhecimento gerado dentro das universidades, sustentadas por todos os cidadãos do Paraná.
O prefeito Pedro Sérgio falou da importância “ de poder ter a Secretaria como parceira e proporcionar, principalmente aos agricultores, aulas de informática, hoje indispensável para qualquer ramo de atividade”, afirmou.
Tamarana
Na Câmara Municipal de Tamarana, logo após Marilândia do Sul, a secretária Lygia Pupatto, o vice-prefeito da cidade Hélio Braz, o presidente da Câmara, Plínio Araújo, e o secretário de Agricultura Ronaldo assinaram convênio semelhante, também com os valores de R$ 14 mil para a prefeitura e outros R$ 67 mil para o pagamento dos estagiários, bolsistas e coordenador, que vão ministrar os cursos básicos de informática, principalmente para os produtores rurais.
Lygia Pupatto falou da necessidade de oferecer para as pessoas do campo esses cursos.  “As pessoas têm a oportunidade de ter, em suas mãos, informações de cotação de preços, mudanças climáticas e ao mesmo tempo saber das inovações da lavoura”, concluiu.