Seti promove o primeiro encontro estadual com pró-reitores de extensão 30/09/2009 - 15:40

A iniciativa pretende fortalecer ainda mais a atividade de extensão no Paraná
Discutir e avaliar de forma conjunta as atividades de extensão realizadas pelas instituições de ensino superior do Paraná são objetivos do encontro de pró-reitores de extensão realizado na sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) nesta quarta-feira (30). “Queremos também trocar experiências, ver o que cada uma das instituições está fazendo e o que pode servir para ajudar as demais e fortalecer a atividade”, explicou a coordenadora do evento e pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Wânia Rezende Silva.
Outro objetivo do encontro é atender as proposições do Ministério da Educação (MEC) para formação dos professores da rede pública. “Assumimos a bandeira do MEC. É uma discussão extremamente importante porque se as escolas públicas não vão bem parte da responsabilidade é das universidades e faculdades que formam os professores”, afirmou a secretária estadual Lygia Pupatto, que deu as boas-vindas aos participantes do encontro. Lygia ressaltou a importância da atividade de extensão das instituições, “é o resultado do trabalho realizado pelas universidades colocado em prática”, concluiu.
De acordo com os organizadores, a ideia é divulgar e multiplicar as atividades extensionistas realizadas nas instituições de ensino superior, junto com a pesquisa e o ensino. O diretor-geral da Seti, Jairo Queiroz Pacheco, ressaltou na abertura do encontro os resultados da gestão da pasta nos sete anos. “Conseguimos multiplicar por quatro os valores investidos em ciência, tecnologia e ensino superior no Estado, passamos de um orçamento de R$ 9 milhões para R$ 35 milhões, divididos de forma igualitária entre pesquisa e extensão, mas mais importante do que comemorar esses números é ver os resultados e o envolvimento das pessoas nos programas da secretaria”, disse. Pacheco também comemorou a iniciativa do encontro entre os pró-reitores de extensão, “é uma oportunidade de enriquecermos a integração entre as instituições de ensino superior do Paraná”.
Para o pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paulo Bassani, a iniciativa é muito pertinente.  “Sentíamos a necessidade de uma aproximação maior. É preciso criar um mecanismo de avaliação das atividades executadas, saber quais podem ser propostas, e principalmente dar continuidade as ações em curso para consolidar as políticas de fomento, por exemplo”, explicou.