Seti promove live “tira dúvidas” sobre o programa Prime 25/02/2021 - 16:41
A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) realiza na próxima segunda-feira (1º), às 17 horas, uma live para esclarecer as dúvidas sobre o Programa de Apoio à Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime). Para participar da live, clique aqui.
O programa tem o objetivo de transferir os resultados das pesquisas acadêmicas das Universidades Estaduais do Paraná para o mercado, gerando desenvolvimento econômico e social.
“Queremos fomentar a participação de pesquisadores, professores, alunos e agentes universitários das nossas universidades nessa primeira edição do programa. Com a live vai ser possível esclarecer dúvidas técnicas a respeito processo de seleção das propostas”, destaca o superintendente da Seti, Aldo Bona.
A expectativa é lançar outras edições, a partir de 2021, envolvendo as demais instituições de ensino superior e instituições de pesquisa científica e tecnológica (ICT) do Paraná.
Além da Fundação Araucária, o novo programa conta ainda com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae/PR).
“Queremos criar, no mínimo, 20 empresas de base tecnológica por ano. Essa cultura empreendedora entre os pesquisadores é benéfica para todo o Estado”, destaca o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Paulo Parreira.
ETAPAS – Criado pela Seti, o programa vai apoiar titulares de patentes na transformação de invenções com potencial de mercado, fomentando a cultura empreendedora na comunidade universitária.
O Prime será estruturado em etapas, com inscrição e seleção de propostas, via chamamento público. Uma vez aprovados, os projetos receberão mentoria e acompanhamento, passando por fases classificatórias (viabilidade, mercado, demo day e pré-aceleração), conforme os critérios de julgamento estabelecidos em edital.