Seti participa da 1ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária 20/07/2009 - 17:20

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) participará da 1ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária, promovida pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e organizada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) em Foz do Iguaçu, de 21 a 24 de julho. A Seti contará com um estande na Expo-Paraná, onde serão apresentados o sistema que compõe a Secretaria e as ações e programas desenvolvidos com o objetivo de incentivar a cultura exportadora no Paraná.
“A realização da 1ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária é um avanço para todo o setor exportador, que olha com mais atenção para as questões ambientais e de preservação da natureza”, disse a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “Os eventos simultâneos também são muito importantes, principalmente nesse momento em que a Seti mantém programas de incentivo à cultura exportadora entre as micro e pequenas empresas, como maneira de diminuir as desigualdades sociais. São eventos como esse que contribuem para que tenhamos um mundo melhor”, afirmou.
O objetivo do evento é discutir a proteção ambiental portuária e promover um intercâmbio de informações sobre o tema, conscientizando o setor portuário sobre a importância da proteção ambiental como valor agregado a sua atividade. A Convenção ainda contará com os eventos simultâneos Expo-Paraná, 1º Seminário de Sustentabilidade e Potencialidades em Comércio Exterior e o 1º Simpósio Integrado de Logística Portuária e Meio Ambiente.
Entre os principais programas apresentados pela Seti no evento internacional destacam-se o Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEx), Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (PROGEX) e Paraná Inovação.
O PEIEx incentiva a competitividade e promove a cultura exportadora dentro de micro e pequenas empresas  presentes em Arranjos Produtivos Locais (APLs). O projeto é uma ação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com  a Seti, através de sua vinculada Fundação Araucária e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A partir de um diagnóstico das empresas, o projeto organiza a gestão e os processos produtivos. A previsão é investir R$ 1,5 milhão e atender 672 empresas.

O PROGEX objetiva desenvolver novas empresas exportadoras ou ampliar a capacidade das que já atuam no mercado internacional. Permite às micro, pequenas e médias empresas um aporte tecnológico por meio de consultorias e serviços dirigidos, visando adequar produtos e processos às exigências dos mercados internacionais. No Paraná, o programa é viabilizado por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), vinculado à Seti. O programa foi concebido pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pela Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior, com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e instituições de pesquisas tecnológicas credenciadas.
O Paraná Inovação financia produtos e processos inovadores, empreendidas por pesquisadores, em fases que precedem a sua comercialização. Com investimentos de R$ 6,36 milhões, o programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). São 92 projetos apoiados pelo programa, em oito setores - agronegócio, biotecnologia, educação, eletroeletrônica, energia, gestão e preservação ambiental, informática, automação e saúde.
O Tecpar também vai apresentar ao público da feira a maquete da mini usina de biocombustíveis para explicar o processo de produção do biodiesel. Em junho de 2007 o Centro Brasileiro de Referencia em Biocombustíveis (Cerbio), unidade vinculada ao Tecpar, inaugurou uma mini usina para produção de biodiesel, com capacidade de produzir 1000 litros do combustível por dia. Desde então, o instituto vem realizando pesquisas com diferentes tipos de óleos vegetais, tais como óleo de girassol e óleo residual já utilizado na fritura de alimentos. O biodiesel pode ser utilizado em substituição ao óleo diesel, misturado a este em qualquer proporção, ou ate mesmo puro, sem a necessidade de alterações no motor.
Uma estação meteorológica do Instituto Tecnológico Simepar, também vinculado à Seti, vai demonstrar como funciona do sistema de monitoramento climático do Paraná, considerado o melhor da América Latina em estrutura e tecnologia. A estação vai mostrar em tempo real todos os dados apurados e processados pelo Simepar.
O Simepar tem por finalidade prover informações meteorológicas, hidrológicas e ambientais, além de desenvolver projetos de pesquisa científica e tecnológica e de formação e capacitação profissional. As previsões do Simepar são realizadas com base em telemetria e apuração remota e automática de dados, modelos numéricos e análise critica de meteorologistas. O trabalho contribui para salvar vidas humanas e minimizar riscos em situações de emergência e calamidade pública. Informações confiáveis sobre o clima ajudam setores da economia a evitar perdas e prejuízos materiais e financeiros.

O evento acontece no Centro de Eventos Mabu Thermas & Resort e deve contar com representantes de 34 países ligados à OEA. Mais informações pelo endereço www.oeabrasil2009.com.br.