Seti na abertura do Simpósio Integrado de Logística Portuária e Meio Ambiente 23/07/2009 - 11:10

A integração entre os projetos desenvolvidos pelas Universidades e Faculdades Estaduais do Paraná e as instituições de pesquisa vinculadas à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com o setor portuário e o setor produtivo voltado à exportação é um dos resultados positivos do 1º Simpósio Integrado de Logística Portuária e Meio Ambiente.  O evento faz parte da 1ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária e foi aberto na manhã desta quarta-feira (22), no Espaço das Américas, em Foz do Iguaçu.
Na solenidade de abertura, o diretor geral da Seti, professor Jairo Pacheco, fez um breve relato dos principais programas e ações da Secretaria e instituições vinculadas, desenvolvidos com o objetivo de incentivar a cultura exportadora no Paraná e com constante preocupação com o meio ambiente. Dentre eles, citou o Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEx), o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (PROGEX), o Programa Paraná Inovação, o Programa Paranaense de Bioenergia e as ações do Instituto Tecnológico Simepar.
Pacheco convidou os participantes do Simpósio a visitarem o estande da Seti na Expo-Paraná, onde além de informações detalhadas sobre os programas desenvolvidos nessas áreas, há uma maquete da mini-usina de maquete da mini usina de biocombustíveis que explica o processo de produção do biodiesel e uma estação meteorológica do Simepar que demonstra como funciona do sistema de monitoramento climático do Paraná, considerado o melhor da América Latina em estrutura e tecnologia.
A 1ª Convenção Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária, promovida pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e organizada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) em Foz do Iguaçu,  prossegue até esta sexta-feira (24), no Centro de Eventos Mabu Thermas & Resort.