Seti lança Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 27/01/2010 - 18:04

A secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) realizou nesta quarta-feira (27) o lançamento da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI – PR), a ser realizada nos dias 01 e 02 de março, no Centro de Convenções de Curitiba.
A Conferência Estadual precede a etapa regional Sul, que acontecerá nos dias 11 e 12 de março, em Porto Alegre, e a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre os dias 26 e 28 de maio, em Brasília. Os eventos têm o intuito de discutir as políticas para a área, subsidiar ações e promover a Ciência e a Tecnologia no país.
Para a secretária Lygia Pupatto, as conferências têm papel fundamental no desenvolvimento do país. “A contribuição que temos a dar para as políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação é muito rica. O envolvimento de diversos setores da sociedade permitirá que avancemos ainda mais no sentido de que as ações e os programas bem sucedidos se tornem políticas públicas”, defendeu.
Os coordenadores da Conferência Estadual destacaram a importância da participação de diversos segmentos da sociedade nos debates. “O que queremos é que haja representação de várias entidades”, afirmou o presidente da Fundação Araucária de de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, José Tarcísio Pires Trindade.
“A história das Conferências de Ciência, Tecnologia e Inovação no país é bastante recente. É interessante que possamos construir propostas que pensem o sistema nacional de ciência e tecnologia para os próximos 10 anos. Vamos aproveitar as discussões para identificar os gargalos e buscar soluções”, reforçou a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Corrêa Veneza.
As organizações representativas e entidades da sociedade civil foram convidadas a participar dos diversos grupos de trabalho do evento. Para a diretora do Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial de Curitiba (Senac – Curitiba) e representante da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio - PR) no lançamento, Daniela Oliveira, a expectativa é poder contribuir com as discussões. “É importante termos discussões relevantes nas conferências estadual e regional, contribuindo para as discussões das politicas públicas do nosso país”, ressaltou.
O coordenador da comissão provisória de Pós-Graduação (CPPG) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Bruno Ambrózio Galindo, disse que é fundamental participar das discussões. “Por ser uma universidade nova, que está começando a se estruturar no que diz respeito à ciência e à pró-retoria de pesquisa e pós-graduação, é extremamente importante para a UENP estar incluída nesse processo e discutir os rumos e as novas diretrizes para área. Isso irá refletir nos nossos cursos de graduação, projetos de pesquisa, projetos de extensão e de pós-graduação”, finalizou.