Seti homenageia ex-secretários João Carlos Gomes e Décio Sperandio 11/11/2019 - 17:12

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) realizou nesta segunda-feira (11), a cerimônia de entronização dos quadros dos ex-secretários da Seti João Carlos Gomes e Décio Sperandio. Os dois professores foram responsáveis por ações importantes de valorização e investimentos no Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná no período de 2013 a 2018.

“Tanto o professor João Carlos Gomes como o professor Décio Sperandio tiveram um papel importante no fortalecimento das universidades estaduais. Se hoje temos instituições consolidadas e de referência nacional e internacional, muito se deve ao trabalho realizado por eles”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona.

AÇÕES - O professor João Carlos Gomes, no período que esteve a frente da Seti, contribuiu para importantes avanços no orçamento da pasta e na contratação de servidores para as universidades estaduais e hospitais universitários. Também foi responsável por investimentos em infraestrutura, fortalecendo as atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades.

Entre as ações que se destacam estão a inauguração do novo Teatro Ouro Verde, em Londrina; a construção das Clínicas Odontológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL); a construção do Bloco de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Francisco Beltrão, além da construção da Biblioteca da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

“Cabe ao secretário trabalhar sempre para resolver as demandas das universidades estaduais. Acredito que, durante a minha gestão, mantivemos um diálogo permanente que trouxe uma série de conquistas e avanços para o ensino superior do Paraná”, destacou o professor João Carlos Gomes.

A gestão do professor Décio Sperandio foi marcada pela conquista da autorização  pelo Governo Estadual para criação de diversos cursos de graduação nas universidades estaduais paranaenses atendendo demandas regionais e possibilitando profissionais qualificados para o mercado de trabalho,

Entre os cursos autorizados estão: Engenharia de Produção e Museologia na Universidade Estadual do Paraná (Unespar); Nutrição e Biotecnologia na UEL; Medicina na UENP, em Cornélio Procópio; Medicina na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava; Engenharia Civil na Unicentro, em Irati; Nutrição na UEPG e Licenciatura em Pedagogia para Indígenas, na Unicentro, em Nova Laranjeiras.

“Para garantir uma boa atuação da superintendência hoje, foi preciso atuar com responsabilidade e compromisso no passado. Sempre pensando no desenvolvimento da ciência, tecnologia, ensino superior e do Estado do Paraná”, afirmou o professor Décio.

Apoiou o programa de capacitação de servidores por meio de cursos de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu, bem como os programas de Residência Técnica.

A presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan ressaltou a relevância dos professores na história da Seti. “São dois profissionais que sempre lutaram pelo fortalecimento e expansão das universidades estaduais”.

JOÃO CARLOS GOMES - João Carlos Gomes é formado em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestre e doutor em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). É acadêmico titular da Academia Brasileira de Odontologia e da Academia Paranaense de Odontologia. Desde 1979, é professor do curso de Odontologia da UEPG.

Quando foi designado Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, em agosto de 2013, o professor João Carlos Gomes estava na terceira gestão como Reitor da UEPG. Ele foi eleito para atuar como Reitor entre 1991 e 1994. Depois retornou em 2006, sendo reeleito em 2010. O mandato daquela gestão terminaria em 2014.

Além da Reitoria da UEPG, o professor João Carlos Gomes também atuou como presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), com três passagens pelo cargo. Atualmente é presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação do Paraná.

DÉCIO SPERANDIO - Décio Sperandio foi reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) de 1990 a 1994 e de 2006 a 2010. Também ocupou o cargo de assessor de Planejamento do Ensino Superior do Paraná da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Ensino Superior de 2011 e 2014 e diretor geral até o ano de 2018, quando se tornou secretário da pasta.

Também atuou como vereador em Maringá em 1997. Possui doutorado em Agronomia pela UEM e atualmente trabalha na coordenadoria de ciência e tecnologia da Seti. Atualmente é conselheiro vice-presidente do Conselho Estadual de Educação.

• .
    ;