Seti garante aumento da bolsa auxílio para estudantes indígenas 08/07/2010 - 16:35

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, assinou resolução que garante reajuste em 58% na Bolsa Auxílio aos Estudantes Indígenas das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). Com a ação, o valor do benefício passará de R$ 400,00 para R$ 633,00 por mês.
A iniciativa de auxiliar o acesso e a permanência de estudantes indígenas nas Instituições de Ensino Superior Público surgiu em 2003, como parte da política de inclusão social da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). “O Paraná foi pioneiro neste projeto ao criar um mecanismo de oportunidades em que a universidade torna-se um espaço de troca de conhecimentos, vivência e respeito às diferenças”, ressaltou Nildo Lübke.
Os indígenas que estiverem ingressando nos cursos de graduação serão beneficiados já no início das aulas, como garantia de que consigam se instalar na cidade onde irão estudar. Para os indígenas que tiverem um filho ou mais sob guarda, haverá acréscimo de 50% no valor mensal da bolsa. A garantia do direito à bolsa e seus benefícios adicionais só será dada aos alunos que apresentarem frequência de 75% nas atividades acadêmicas.
Atualmente, são fornecidas aos alunos indígenas 52 vagas anuais nas instituições públicas de ensino superior do Paraná. São reservadas seis vagas em cada uma das universidades públicas estaduais e seis vagas no conjunto das faculdades estaduais, para que sejam disputadas exclusivamente entre os índios integrantes das sociedades indígenas do estado. Em 2004, por meio de um termo de convênio firmado com a Seti, ocorreu a adesão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que reserva dez vagas dos cursos ofertados para serem disputadas exclusivamente por estudantes indígenas residentes no território nacional brasileiro.
Além desta bolsa auxílio concedida pelo Governo do Estado, os alunos indígenas podem contar com o apoio da Comissão Universidade para os Índios (Cuia), criada em 2007 com a finalidade de viabilizar o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos de graduação nas universidades públicas do Paraná. A Cuia também realiza o trabalho de acompanhamento didático e pedagógico dos estudantes indígenas, com o propósito de viabilizar a integração desses estudantes nos cursos.