Seti firma acordo de cooperação com Crea-PR 08/08/2019 - 13:32

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior firmou, nesta quarta-feira (8), o termo de cooperação com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) durante o 26º Fórum de Docentes e Discentes na cidade de Foz do Iguaçu. O convênio tem o objetivo de aumentar o aperfeiçoamento profissional, por meio de ações conjuntas.

“O Paraná tem importantes ativos tecnológicos que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Com a parceria com o Crea-PR aproximamos a relação com um sistema que possui profissões vinculadas de suma importância para esse desenvolvimento”, ressaltou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona.

Bona também destacou as ações que serão realizadas com o convênio. “Pretendemos estabelecer condições de mútua colaboração para o apoio institucional de programas de formação e desenvolvimento profissional e pessoal para profissionais e estudantes das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências”.

As universidades estaduais oferecem 39 cursos nas áreas de Engenharias, Agronomia e Geociências distribuídos em 8 regiões do Estado. Ao todo, existem 23 mil profissionais registrados no sistema Crea/PR que foram formados pelas universidades estaduais.

O presidente estadual do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha ressaltou a necessidade de manutenção de “uma base sólida, construída ao longo de séculos de conhecimento científico acumulado” nas engenharias, agronomia e geociências.

“O mercado exige profissionais dinâmicos, empreendedores, com capacidade mais apurada em examinar diferentes cenários de forma integrada e humanística. As necessidades da população mudam, e os engenheiros do futuro devem estar preparados para atendê-las. Parcerias como esta firmada com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior contribuirão para este preparo”, conclui o presidente do Crea-PR.

AÇÕES - Será estabelecida uma agenda de ações e eventos conjuntos, que fortaleçam o papel das instituições perante a sociedade. Entre as metas do acordo estão a promoção de eventos regionais sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais; a criação de programas de estágios e trainees; a realização de eventos sobre Metodologias Ativas de Ensino; a organização de cursos de formação e desenvolvimento pessoal e profissional e também a criação de um atlas com o perfil, localização e atuação dos egressos das Instituições de Ensino Superior de cursos diretamente ligados ao sistema Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Crea/PR.

EVENTO - Durante o 26º Fórum de Docentes e Discentes, o superintende Aldo Bona realizou uma palestra com o tema ‘Ciência, tecnologia e inovação no estado do Paraná’.  Nessa quinta-feira (8) e sexta-feira (9), a programação do evento terá palestras, painéis e mesas redondas com temas nas áreas de educação, tecnologia e empreendedorismo em engenharia, agronomia e geociências.