Seti entrega prêmio aos vencedores do Concurso de Produção Acadêmica do Universidade Sem Fronteiras 09/03/2010 - 18:09

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, entregou nesta terça-feira (9), em Curitiba, prêmio aos vencedores do Concurso de Produção Acadêmica do Programa Universidade Sem Fronteiras – USF. Receberam a premiação em dinheiro seis docentes, quatro estudantes de graduação e cinco profissionais recém-formados. Além disso, onze participantes foram contemplados com menções honrosas.
Para a secretária Lygia Pupatto, a instituição do prêmio é um estímulo para que todas as equipes que participam do Universidade Sem Fronteiras continuem a realizar trabalhos cada vez melhores. “Nós tivemos um desafio muito grande em selecionar esses projetos. Mas esse é um desafio muito bom, pois mostra a alta qualidade de todos os trabalhos apresentados”, afirmou.
O profissional recém-formado da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Wirmondes Elvio Lauriano, que recebeu menção honrosa na categoria vídeo documentário, disse que é uma satisfação muito grande receber o prêmio. “É um estímulo bastante significativo para nós, que estamos envolvidos nessas pesquisas. O prêmio também é importante porque divulga os resultados dos projetos e as nossas experiências empíricas”, ressaltou.
Wirmondes desenvolve um projeto que envolve famílias de camponeses, descendentes de ucranianos, em dez municípios. As atividades abrangem tanto a questão cultural, como a questão da sobrevivência dos agricultores no campo. “Receber o reconhecimento através do prêmio já é um resultado do projeto. Tudo indica que o projeto será bastante relevante para nós, enquanto pesquisadores, e também para as famílias camponesas”, disse.
O estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Flávio Castilho de Mello, que ficou em terceiro lugar na categoria Mostra de Fotografias, salientou participação do grupo no projeto. “Por trás desse projeto, existe o trabalho de todo um grupo. Essa premiação serve de incentivo pra gente continuar trabalhando e produzindo”, defendeu. Flávio desenvolve o projeto Memória da Agricultura Familiar, que resgata o patrimônio material e imaterial de agricultores familiares.
Já a profissional recém-formada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Elis Teles Caetano Silva, que ficou em segundo lugar na categoria Vídeo Documentário, falou sobre a influência do Universidade Sem Fronteiras na formação profissional. “Por ser um programa de extensão, o Universidade Sem Fronteiras já é muito importante, pois desloca um pouco a centralidade que existe na pesquisa. A extensão é fundamental para a formação humana, cidadã. Ele contribui muito com a minha formação e hoje me sinto preparada para enfrentar outros desafios”, afirmou. Ela também destacou o trabalho de toda a equipe para a boa classificação na premiação e para o desenvolvimento do projeto, que trabalha com exposição de repertório cultural e artístico de jovens moradores da periferia de Londrina.
O Concurso de Produção Acadêmica do Programa Universidade Sem Fronteiras foi instituído com o objetivo de incentivar a produção intelectual acadêmica dos docentes, profissionais recém-formados e bolsistas de iniciação científica, que atuam nos projetos do Universidade Sem Fronteiras, bem como divulgar as ações desenvolvidas e seus resultados. No total, 15 trabalhos foram premiados. A seguir, confira a lista dos premiados:

Modalidade: Mostra de Fotografias
1º lugar: Paulo Humberto Borges – UNIOESTE - Docente
2º lugar: Desiree Bueno Tibúrcio – UENP/JACAREZINHO - Estudante
3º lugar: Flávio Castilho de Mello – UNICENTRO - Estudante
Menção Honrosa: Odinei Fabiano Ramos – FAFIPAR - Docente

Modalidade: Vídeo Documentário
1º lugar: João Marcos Borges Avelar – FECILCAM - Docente
2º lugar: Elis Teles Caetano Silva – UEL – Recém - Formado
3º lugar: Ana Cleide Chiarotti Cesário – UEL - Docente
Menção Honrosa: Wirmondes Elvio Lauriano – FECILCAM – Recém - Formado
Menção Honrosa: Luiza Bittencourt Krainski - UEPG - Docente