Seti entrega 350 máscaras de proteção para o Rotary 15/04/2020 - 14:43

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona entregou, nesta terça-feira (14), 350 máscaras protetoras no modelo Face Shield para o governador do Rotary Curitiba Jorge Humberto Agudelo Franco.

As máscaras foram produzidas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com materiais doados pelo Rotary Ponta Grossa Alagados, Sabará e Oeste. Os equipamentos serão repassados aos Hospitais filantrópicos de Curitiba.

“Agradecemos e parabenizamos a comunidade rotária pelo auxílio e parceria com as universidades estaduais na busca por soluções para os profissionais que estão envolvidos no combate a pandemia”, afirmou o superintendente Aldo Bona.

Além desses 350 protetores, os distritos do Rotary de Ponta Grossa doarão mais 1.000 máscaras para unidades de saúde e hospitais públicos municipais.

“Estabelecemos parcerias com o Governo do Estado e com as universidades para auxiliar os profissionais da saúde e a população na luta contra o coronavírus. É unindo forças que vamos conseguir superar esse momento difícil”, destacou o governador do Rotary Curitiba, Jorge Humberto Agudelo Franco.

A produção das Face Shields foi organizada pelo projeto Protetor Facial, formado por docentes e alunos de mestrado e doutorado da UEPG e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Francisco Beltrão e de Ponta Grossa

Com apoio dos distritos do Rotary em Ponta Grossa, de doadores da comunidade e do Governo do Estado foi realizada a compra de filamentos, material plástico que alimenta a impressora na produção base do protetor facial. Desde o início da ação, o projeto já produziu mais de 1.000 protetores faciais para profissionais da saúde e agentes de segurança.

O professor de Engenharia de Materiais da UEPG e um dos coordenadores do grupo, Benjamim de Melo Carvalho destacou a importância da ação. “Estamos percebendo uma carência de materiais para os profissionais de diversas categorias que atuam em trabalhos essenciais. Essa é uma oportunidade para desenvolvermos EPIS para diferentes finalidades, ajudando na prevenção e combate ao coronavírus. Construímos um grupo de pesquisadores de diferentes instituições que formam um importante espaço para construir novos projetos”.

NOVO MODELO - A equipe do projeto desenvolveu uma nova estrutura para o protetor facial que permitiu aumentar a produção. Com o aproveitamento da carneira de capacete de segurança, os voluntários otimizaram a montagem do equipamento, com baixo custo e a redução do tempo. A iniciativa recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), e faz parte da campanha “UEPG contra o Coronavírus”.