Seti e UEM participam pela primeira vez da Expoingá 15/05/2007 - 09:40

11/05/2007
A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) participa da 35ª Expoingá – Feira Agropecuária de Maringá - em parceria com a Universidade de Estadual de Maringá (UEM), com um estande localizado no pavilhão industrial da feira. O objetivo é mostrar ao público da feira o funcionamento da Seti e instituições vinculadas - o Instituto Tecnológico Simepar, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Fundação Araucária, além de apresentar inúmeros projetos ligados à ciência, tecnologia e ensino superior.
Trata-se de uma experiência pioneira, que demonstra o investimento que o Governo do Paraná tem feito em ciência, tecnologia e ensino superior, seja na qualificação de professores, nas áreas de pesquisa, tecnologia e infra-estrutura. Durante a visita ao estande, o público pode assistir a vários vídeos institucionais que tratam sobre as áreas de atuação da Seti, Simepar, Tecpar e UEM.
Livros
A UEM aproveita o espaço da feira para expor livros da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem). São diferentes títulos e, entre os mais procurados no evento estão os das áreas de agronomia e zootecnia. Os livros são de autoria de professores, mestres e doutores da UEM, sendo que alguns títulos são de autoria de acadêmicos orientados por docentes da universidade.
Ieda Pscheidt, da área de pesquisa do Simepar, faz explanações sobre os produtos fornecidos pelo instituto, como previsões meteorológicas, climáticas e hidrológicas. O visitante pode conhecer os métodos de previsões de curto (até sete dias) e longo prazo (previsões climáticas de até três meses) e também os alertas de incêndio e chuva, que são repassados pela Defesa Civil.
Segundo Ieda, é muito importante a participação do Simepar na Expoingá, porque faz com que as pessoas conheçam os inúmeros produtos fornecidos pelo Instituto na área da agricultura. “Os produtos auxiliam o agricultor no plantio e na colheita. Com isso eles podem, por exemplo, se prevenir de uma geada”, afirma Ieda.
“Mesmo estando numa feira de agropecuária, é importante a participação de órgãos públicos, para que a população passe a conhecer mais sobre o que vem acontecendo no estado. Conhecer a Seti, as faculdades e universidades estaduais e os institutos de pesquisa fizeram com que eu ampliasse meus conhecimentos como cidadã”, afirma a estudante de Maringá, Josimara Biasoli, a respeito do estante da Seti/UEM.