Seti e PED Brasil discutem inovações na formação de professores 22/08/2019 - 13:12

Com o objetivo de inovar o ensino na educação básica utilizando a qualidade das universidades estaduais do Paraná, o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona se reuniu, nesta quarta-feira (21), com representantes do Programa de Especialização Docente (PED Brasil). O programa é uma parceria entre Centro Lemann de Stanford e 14 universidades brasileiras que desenvolvem um curso de pós-graduação latu senso em ensino de Matemática ou Ciências Naturais.

O programa busca capacitar e apoiar instituições formadoras de professores no Brasil a desenvolverem-se como centros de excelência em formação docente, utilizando como base a qualidade da Universidade de Stanford classificada entre as melhores do mundo segundo o QS World University Rankings de 2020.

“As universidades estaduais têm capacidade de contribuir para ampliar e divulgar o programa, por meio dos docentes qualificados que atuam nas instituições”, afirmou o superintendente Aldo Bona.

A coordenadora da PED e ex-diretora do Stanford Teacher Education Program (STEP) Rachel Lotan destacou os objetivos do programa. “Buscamos conectar a pesquisa e a prática internacional inovadora sobre o ensino e aprendizagem na formação docente e, assim, contribuir com a evolução da educação brasileira”.

“O objetivo também é fortalecer a relação internacional entre as universidades estaduais e instituições que são referências mundiais no ensino”, afirmou o coordenador de relações internacionais Luis Paulo Mascarenhas.

CURRÍCULO - O currículo do PED Brasil é constituído de 10 módulos de 48 horas cada um, sendo 9 módulos padrão e 1 módulo especial. Em sua versão piloto, as 480 horas do curso serão presenciais. O módulo especial conta com 16 horas/aula no início do programa para orientações gerais sobre o curso e 32 horas/aula no final do programa para organização e apresentação dos portfólios dos professores-cursistas.

Entre as disciplinas ofertadas estão gestão e organização da sala de aula, princípios da aprendizagem para o ensino, avaliação para a aprendizagem, mentoria no desenvolvimento profissional, entre outros.