Seti e Fecilcam inauguram cooperativa 16/12/2009 - 11:50

A Secretaria de Estado, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a  Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam)  inauguraram, nesta terça-feira (15), a Cooperativa Art & Vest, no município de Ivaiporã. Também foram entregues 25  máquinas de costuras e equipamentos para escritório, beneficiando cerca de 50 costureiras.
O projeto da Arte & Veste está inserido no programa Universidade Sem Fronteiras, maior ação de extensão universitária em curso no país. Por meio de assessoramento, consultoria e capacitação profissional, o programa visa a geração de emprego e renda e a elevação da qualidade de vida dos paranaenses. Executado em uma parceria entre a  Seti, a Fecilcam e a Prefeitura de Ivaiporã, a Art & Vest tem investimentos de quase R$ 190 mil.
Segundo a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o objetivo do projeto é ampliar as oportunidades. “Este é mais um compromisso sério, oportunizando às pessoas simples melhorarem de vida”, afirmou, relembrando os exemplos de Barbosa Ferraz e Iretama, que possuem cooperativas assessoradas pela Seti e pela Fecilcam, garantindo a renda mensal da população menos favorecida.
As cooperadas da Arte & Veste já participaram de um curso sobre cooperativismo e sociativismo, como afirma o professor João Marcos Avelar, coordenador do projeto. “O primeiro passo foi prepará-las para trabalhar em conjunto. A próxima etapa é o curso de operação das máquinas, pelo qual as cooperadas aprenderão a utilizar as máquinas de costura”, disse. Segundo o professor, no decorrer de um ano, vários cursos de capacitação profissional serão oferecidos, além da consultoria de profissionais e estudantes da Fecilcam, que pretendem criar uma marca de roupa própria da cooperativa.
Para o presidente da Art & Vest, Élcio Luiz, a implantação da cooperativa é a concretização de um sonho. “Esse é um grande passo para a nossa região, as expectativas em relação ao futuro são extremamente positivas. Iremos lutar e nos empenhar para aproveitar esse recurso que está vindo da Seti”, afirmou.
Leandra Valeriano, uma das cooperadas da Art & Vest, diz estar ansiosa com a iniciativa. “Eu espero que dê tudo certo, já fizemos o curso, aprendemos a trabalhar em grupo, que comece logo para garantirmos a nossa renda”, finalizou.