Seti discute proposta de especializações para área de rodovias 05/11/2009 - 10:50

DER busca mão de obra especializada em asfalto nas universidades estaduais paranaenses
O diretor geral da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Jairo Pacheco, reuniu-se nesta terça-feira (03) com o secretário de  Estado do Transportes Rogério Tissot, representantes do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER) e representantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), para discutir a proposta de um futuro convênio que tem como objetivo o desenvolvimento de mão de obra especializada de alto nível, na área de asfalto.
De acordo com o coordenador de pesquisa do DER, Rui Cezar Quadros Assad, o Brasil está passando por um momento de carência muito grande de engenheiros e técnicos, principalmente na área de rodovias. “.Nós temos condições de proporcionar melhoria em setores como equipamentos, usinas e produção de asfalto. Na área da engenharia nós não temos condições de evoluir tão rapidamente, por isso estamos buscando apoio junto à secretaria, para que os cursos de engenharia das quatro universidades estaduais aqui presentes possam despertar o interesse dos alunos pelo estudo de rodovias. A ideia é cultivar profissionais desde a graduação”, afirma o coordenador.
O diretor geral da Seti, Jairo Pacheco, afirmou que a ideia é montar os laboratórios e desenvolver atividades de laudos e exames laboratoriais que sirvam para atender a demanda do DER. A universidade vai emprestar este serviço para outros órgãos ou empresas que também possuírem demandas. “Desenvolveremos propostas para a formação de cursos de especialização e de um mestrado profissional nesta área. O laboratório de graduação cria suporte para as ações na formação dos estudantes de graduação, especialização e também pode viabilizar ações no curso de mestrado profissional”, relata.
A diretora de Pós-Graduação da UEL, Jeane Barcelos, considera que o mestrado profissional é uma política nacional, de certa forma recente, em que o grande eixo de organização é o impacto do produto do mestrado profissional na própria sociedade. “O mestrado profissional é interessante porque vai trabalhar com os profissionais já inseridos no mercado de trabalho, na especialidade deles, que, juntamente com a universidade e com o conhecimento científico e específico que ela produz, tentam trazer inovações e ações sociais mais eficazes para a demanda que hoje existe em diversas áreas”, afirma.
O secretário de Estado dos Transportes, Rogério Tissot, afirmou que desde 2003 é desenvolvido um trabalho para que o órgão seja cada vez mais atuante na sua especialidade, que é área rodoviária. Uma das atividades neste sentido foi a abertura de concurso, através da Secretaria de Administração.
“Paralelo a isso, nós estamos buscando uma parceria com as universidades para fomentar a formação de mais engenheiros rodoviários. Um passo importantíssimo seria a construção de laboratórios de asfaltos, ou seja, laboratórios para fazer ensaios de pavimentos asfálticos nas universidades. Dessa forma, podemos atrair os engenheiros da graduação para o setor rodoviário”.