Seti discute parcerias com região canadense de Québec 04/11/2009 - 17:50

Gestão de parques tecnológicos e intercâmbio entre as universidades devem gerar parcerias
A secretária de Estado Lygia Pupatto recebeu a delegação canadense da província de Québec, na tarde desta quarta-feira (4), na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em Curitiba. O objetivo do encontro é estreitar as relações internacionais entre o Paraná e a província de Québec no âmbito da ciência, da tecnologia e do ensino superior.  
Para a secretária Lygia, são inúmeras as possibilidades de parcerias. “Temos interesse em relação à gestão dos parques tecnológicos, na formação de redes de pesquisa, principalmente na área de bioenergia, no intercâmbio de professores, pesquisadores, na mobilidade de alunos, entre outros. O Canadá é um país extremamente desenvolvido e eles têm muito a nos acrescentar”, afirmou.
O chefe da delegação e ministro de Relações Internacionais da Província do Québec, Pierre Arcand, mostrou-se interessado em estabelecer cooperações. “Desenvolvemos trabalhos interessantes na área do meio ambiente e na área farmacêutica. Québec também abriga um importante parque tecnológico e com boa reputação, que pode ser interessante para o Paraná”, disse.
Lygia ainda lembrou a produtiva relação que o Paraná estabelece com a região francesa de Rhône-Alpes. “Estamos discutindo o conceito da Economia do Conhecimento, e a partir disso implementando uma política que incentiva a pesquisa tecnológica e a transferência de conhecimento para as micro e pequenas empresas. Quanto mais conseguirmos distribuir os conhecimentos gerados, maior a possibilidade de crescimento sustentável”, ressaltou.