Seti busca apoio do senador Arns para projeto na área genômica 23/02/2023 - 17:30
O secretário Aldo Nelson Bona recebeu na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), o senador da República Flávio José Arns, nesta quinta-feira (23/02). Na reunião, representantes da secretaria apresentaram o projeto Genomas Paraná, uma iniciativa inédita de pesquisa científica e tecnológica no Brasil.
Na ocasião, o professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e coordenador do projeto, David Livingstone Alves Figueiredo expos as etapas do desenvolvimento do projeto. O intuito é estruturar um biobanco para o armazenamento de amostras biológicas e dados epidemiológicos, que serão utilizados em pesquisas da área genômica e em medicina personalizada.
Os pesquisadores pretendem identificar marcadores de predisposição genética e metabólica da população paranaense, a partir de técnicas de inteligência artificial e ciência de dados. As amostras serão coletadas entre cidadãos de Guarapuava e Foz do Iguaçu, nas regiões Centro-Sul e Oeste do Paraná para descrever o perfil genético e epidemiológico da população.
Em 2022, o Governo do Estado liberou R$ 3,12 milhões para o desenvolvimento do Projeto Genomas Paraná, iniciativa inédita de pesquisa em genética no Brasil, com foco na prevenção de doenças. Os recursos estão compartilhados entre as universidades estaduais do Centro-Oeste (Unicentro) e de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto para Pesquisa do Câncer (Ipec), situado em Guarapuava.
O Paraná se tornou sede de um novo ecossistema de inovação voltado à pesquisa genética e inteligência artificial aplicada à saúde. Chamado de Vale do Genoma, a iniciativa foi instalada em 2021, na cidade de Guarapuava, visando estabelecer um polo de startups na área genômica. O ecossistema envolve cerca de 300 pesquisadores de 23 instituições, inclusive de outros estados, e contribui para fortalecer e ampliar parcerias e pesquisas em genética.
Participaram da reunião o coordenador de Ciência e Tecnologia, Marcos Aurélio Pelegrina; a chefe de gabinete Paula Turra Grechinski e os assessores Paulo Afonso Schmidt e Rene Wagner Ramos, que atuam na Seti. O senador esteve acompanhado do chefe de gabinete no Paraná, Rafael Eugênio Bertoldi e dos assessores Clovis Boufler e Petry Souza.