Seti beneficia produção de cana-de-açúcar, banana e mel em Adrianópolis 11/01/2010 - 17:50

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, assinou nesta segunda-feira (11)  termo para desenvolvimento do projeto “Processamento de produtos de Cana-de-Açúcar, Banana e Mel no município de Adrianópolis”. Com investimentos de cerca de R$ 475 mil, o projeto será executado pelo Instituto Agroecológico, em parceria com a prefeitura municipal de Adrianópolis.
A secretária Lygia Pupatto ressaltou a importância desta assinatura. “Estou muito feliz em concretizar esse projeto. Estamos criando uma nova cultura no estado do Paraná, um novo tipo de organização na comunidade ressaltando a cooperação”, afirmou.
O convênio está inserido no programa de Ações Locais e tem o objetivo de possibilitar a implantação de uma Unidade Piloto de Processamento Agroindustrial local e a realização de um estudo aprofundado das diferentes cadeias produtivas, envolvendo espaços de capacitação, qualificação e assistência técnica e extensão rural. O projeto deve beneficiar cerca de 150 famílias.
Segundo o prefeito de Adrianópolis, João Manoel Pampanini, esse convênio vem ao encontro das ações que o município está implementando. “A prefeitura está trabalhando com o objetivo de desenvolver a agricultura do município, principalmente com esses produtos que são naturais da região. Pretendemos acabar com os atravessadores e proporcionar uma renda melhor aos produtores, agregando maior valor aos produtos”, disse.
Para o presidente do Instituto Agroecológico, Maurício Fabiano Biesek, o convênio será muito importante para a região. “Devido ao Vale do Ribeiro ser um território com baixo Índice de Desenvolvimento Humana (IDH), este tipo de projeto vem apoderar a população local, que terá a gestão social do processo. Além disso, será uma ocasião nova da integração do poder público estadual, municipal, da sociedade civil organizada e também dos agricultores do município; uma nova perspectiva de integração que vem de uma necessidade local”, citou.