Seti, Tecpar e Lactec criam Oficina Volante de inclusão sócio-tecnológica em Pato Branco 05/08/2007 - 16:50

16/08/2007
Pato Branco e região recebem a implantação de um sistema de atendimento às oficinas residenciais, micro, pequenas e médias empresas do setor de confecção, caracterizado pelo atendimento sócio tecnológico itinerante. O objetivo é oferecer à população mais oportunidade de trabalho e especialização, incentivando a permanência no interior e reduzindo as desigualdades regionais. A proposta visa a criação do projeto piloto “Oficina Volante de Inclusão Sócio-tecnológica do Setor de vestuário”.
A secretária de Estado, Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; o diretor presidente do Tecpar, Mariano de Matos Macedo, e o diretor superintendente do Lactec, Aldair Rizzi, participam do evento de inauguração da Oficina Volante de Inclusão Sócio-tecnológica, nesta sexta-feira,17, em Pato Branco.
O projeto da oficina foi estruturado com recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Seti/Fundo Paraná, executada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em parceria com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec). O total de investimento no projeto é R$ 510 mil.
A iniciativa permitirá a execução do serviço de costura em micro oficinas residenciais, formando uma cadeia efetiva, qualificada e comprometida com o setor, sem causar uma fenda social nas relações familiares mãe e filhos.
A unidade móvel da oficina foi equipada com máquinas de costura, sistemas de áudio e vídeo de alta tecnologia, material instrucional e apostilas. Vinculado à Seti, o Tecpar contribuirá com os instrutores, e o Lactec fornecerá a estrutura administrativa necessária à execução do projeto no município de Pato Branco, infra-estrutura completa de escritório, localizada no Pólo de Tecnologia do Sudoeste, e também a manutenção e guarda da unidade oficina volante.
O projeto foi formatado após estudo do setor de confecção de Pato Branco e micro região. O estudo apurou que o setor passa por diversas modificações. Verificou-se que as empresas atuantes também são microempresas, sendo que as que mais prosperaram atuam no ramo de uniformes escolares e esportivos.
A oficina volante é uma excelente estratégia, que visa permitir a execução das tarefas de costura, adequando instalações, equipamentos e mão-de-obra das costureiras em suas residências, como também das micro e pequenas empresas. Além disso, dissemina conceitos de saúde ocupacional, responsabilidade sócio-profissional, abordando questões fundamentais relativas à qualidade, racionalização do processo, entrega e auto-estima. O atendimento sócio-técnico proposto deverá ainda fortalecer a competitividade do setor de confecção da região por meio da melhoria da qualidade, aumento da produtividade e promoção à extensão e inovação tecnológica.
Serviço:
Inauguração da Oficina volante de inclusão sócio-tecnológica
Data: 17/08/2007
Horário: 18h30
Local: Prédio Administrativo do Pólo de Tecnologia do Sudoeste
Endereço: PR 469, Km 1 – acesso à UTFPR
Pato Branco – PR