Seti / Fundação Araucária lança edital de R$ 4 milhões 26/11/2009 - 18:10

Podem ser inscritas propostas de todas as áreas de conhecimento até 26 de fevereiro de 2010.
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), através da Fundação Araucária, lançou edital nesta quarta-feira (25) do Programa de Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada no valor de R$ 4 milhões. As vagas são destinadas a coordenadores de projetos com mestrado, com formação obtida no mínimo há cinco anos, e coordenadores com doutorado. O investimento está previsto no plano de trabalho de 2009 da Fundação Araucária e repassados pelo Fundo Paraná.
De acordo com a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o apoio à pesquisa básica e aplicada também é umas das preocupações da Seti. “Além dos programas de extensão, continuamos a apoiar os projetos de pesquisa básica e aplicada nas nossas instituições, dando continuidade a política de incentivo à ciência e à tecnologia do Paraná”, disse.
O Programa de Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada tem como objetivo promover o fortalecimento da produção do conhecimento científico e desenvolvimento de inovações tecnológicas no âmbito do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação. Para tanto é concedido auxílio financeiro para a execução de projetos de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento.
Podem ser submetidas propostas em todas as áreas do conhecimento e projetos de características comprovadamente multidisciplinares podem ser submetidos com a escolha múltipla de no máximo três áreas de conhecimento pertinentes. São financiáveis material de consumo, diárias, passagens, serviços de terceiros, material permanente e equipamentos.
Para titulação de mestre, a proposta poderá atingir o valor de até R$ 10 mil; para a titulação de doutor com menos de cinco anos de formação o valor permitido é de até R$ 20 mil e para doutores com mais de cinco anos de formação o valor é de até R$ 40 mil – este último poderá ser produção individual ou equipe formada por pelo menos três pesquisdores. Cada proponente poderá apresentar apenas um projeto, devendo indicar  qual a modalidade escolhida.
O prazo para apresentação das propostas vai até 26 de fevereiro de 2010 e os resultados serão divulgados até o dia 31 de maio do mesmo ano. Outras informações poderão ser adquiridas no site http://fundacaoaraucaria.org.br/.
SERVIÇO:
Assunto: Edital do Programa de Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada