Sérgio e Décio são empossados na Reitoria da UEL 12/06/2018 - 09:00
Com um discurso ressaltando que a universidade representa uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico e social, tomou posse no último sábado (9) o novo reitor da UEL, professor Sérgio de Carvalho, eleito em abril passado com quase 70% dos votos da comunidade universitária para a gestão 2018/2022.
A cerimônia foi realizada no Cine Teatro Ouro Verde com a participação de diversas autoridades paranaenses, como o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Décio Sperandio, que representou a governadora Cida Borguetti, da Secretária Estadual de Educação do Paraná, Lucia Cortez, além de reitores de outras universidades paranaenses. Na mesma cerimônia foi empossado o vice-reitor, Décio Sabbatini, e apresentados oficialmente os pró-reitores e demais chefias de unidades da UEL.
O termo de posse foi lido pelo Coordenador de Ensino Superior da SETI, professor Mário Cândido de Athayde Junior. Na sequência, a então reitora da UEL, Berenice Jordão, e o vice-reitor, Ludoviko Carnascialli dos Santos, transmitiram os cargos aos novos titulares por meio da assinatura do Termo de Posse. Representando o Conselho Universitário (CU) da UEL, os professores decanos, Maria de Fátima Guimarães e Amauri Alfieri, foram responsáveis pela transferência dos distintivos universitários, vestimentas utilizadas nas reuniões oficiais, como as cerimônias de formaturas.
Finalizando a transmissão, a então reitora repassou o capêlo ao reitor empossado. Na condição de novos reitor e vice-reitor, os professores Sérgio e Décio homenagearam as três categorias da comunidade universitária, representada pelo aluno indígena, Rodrigo Tupãn Luiz; pela servidora Ivanir de Oliveira da Silva e pela professora Maria Luiza Macedo Abbud.
O novo reitor destacou a autonomia universitária como instrumento de proteção dos pesquisadores, que desenvolvem atividade autônoma, que demanda o livre pensar. Ele mencionou o momento delicado da Universidade, que definiu como um apagão funcional. Segundo dados da Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH), a UEL aguarda a nomeação de 87 docentes e de 342 agentes universitários, sem contar com necessidade de reposição de outras 168 vagas para professores e de 505 agentes universitários, no Campus e no Hospital Universitário (HU).
Sobre as atividades e procedimentos internos, o novo reitor ressaltou que a comunidade interna necessita repensar práticas para enfrentar as dificuldades, além de cumprir ações com foco, com vistas às metas futuras. "Em nosso mandato a UEL deverá completar 50 anos de fundação. Quero convidar a todos para torná-la apta, pronta e eficiente para os próximos 100 anos", concluiu ele.
SETI - O Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Décio Sperandio, afirmou que as universidades brasileiras são instituições sólidas construídas em parte pelo idealismo de professores, estudantes, servidores e dirigentes que lutam para mantê-las atualizadas e eficientes. Falando sobre a atribuição de reitor, o secretário frisou que o trabalho é árduo porque é necessário esclarecer a sociedade sobre as particularidades da Universidade e do Ensino Superior. Ele destacou que, no caso específico do Paraná, os rankings que medem a qualidade dos cursos de graduação e dos Programas de Pós-graduação mostram os bons conceitos obtidos pelas Instituições nos últimos anos.
O vice-reitor Décio Sabbatini afirmou que o papel da Reitoria consiste em buscar alternativas para injetar novos recursos na Universidade, que tem o papel maior de proporcionar oportunidades para os mais jovens. "É a instituição que mantém as portas abertas para novas oportunidades de construção e de aprimoramento. Por isso me desaponta quando um gestor fala em gastos com a educação, quando na verdade são investimentos", definiu o vice-reitor.
Pró-reitores e dirigentes também foram apresentados os novos Pró-reitores e demais dirigentes de Órgãos Suplementares e de Apoio, Coordenadorias e Assessorias. Os novos titulares são:
PROPPG - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Amauri Alcindo Alfieri.
PROEX - Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade - Mara Solange Gomes Dellaroza
PROAF - Pró-Reitoria de Administração e Finanças - Azenil Staviski.
PRORH - Pró-Reitoria de Recursos Humanos - Itamar Andre Rodrigues do Nascimento.
PROPLAN - Pró-Reitor de Planejamento - Mário Sérgio Mantovani.
PCU - Prefeitura do Campus Universitário - Gilson Jacob Bergoc.
Chefe de Gabinete - Lisiane Freitas de Freitas.
COPS - Coordenadoria de Processos Seletivos - Sandra Regina de Oliveira Garcia.
COM - Coordenadoria de Comunicação Social - Sérgio Henrique Gerelus.
ATI - Assessoria de Tecnologia de Informação - Sylvio Barbon Junior.
Transparência - Gilberto Hildebrando.
Ouvidoria - Antonio Edson Amaral.
ARI - Assessoria de Relações Internacionais - Fábio de Oliveira Pitta.
SEBEC - Serviço de Bem-Estar à Comunidade - Betty Elmer Finatti.