Seminário sobre o pré-sal resulta em Carta de Antonina 17/09/2010 - 17:20

O seminário “Perspectivas do Desenvolvimento do Litoral Paranaense a partir do Pré-Sal”, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), no último dia 3, em Antonina, originou a Carta de Antonina, documento que reúne as principais perspectivas da sociedade civil organizada sobre o assunto.
De acordo com a carta, as discussões do seminário convergiram para um consenso sobre a necessidade premente de uma mobilização entre todos os atores locais para a construção de uma estratégia de desenvolvimento integrado para a região do Litoral do Paraná.
Para tanto, foi deliberada a formação de um fórum permanente, apoiado por um grupo técnico, responsável pela elaboração de um plano mobilizador, capaz de alavancar recursos públicos e privados disponíveis em todas as esferas, para o desenvolvimento do litoral baseado na indústria de petróleo e gás, naval e a extensa gama de diversos serviços correlatos.
No seminário, também foi sugerida a criação de uma Agência de Desenvolvimento do Litoral, com o propósito de dar institucionalidade e perenidade às iniciativas de dimensão regional.
O seminário “Perspectivas do Desenvolvimento do Litoral Paranaense a partir do Pré-Sal” teve o objetivo de discutir ações que propiciem o desenvolvimento da região litorânea paranaense frente à exploração de petróleo na camada do pré-sal e teve apoio da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Prefeitura de Antonina e Fundação Araucária. Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, o seminário marcou o início de uma série de ações que ainda serão realizadas. “Esse é o primeiro evento neste âmbito, mas haverá muitos mais. Faremos um planejamento estratégico de ações que se traduzam em esforços e estudos, que coloquem o Paraná definitivamente na ordem do dia em relação ao desenvolvimento do pré-sal”, afirmou.