Seminário internacional inaugura Universidade Federal da Integração 18/08/2009 - 16:41

Com a participação da secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, será realizado entre os dias 19 e 22 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), o I Colóquio Internacional de Educação para a Integração Latino-Americana. O seminário inaugura nesta quinta-feira, 20, às 10 horas, as instalações do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea) e também assume o papel de evento fundador da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) contribuiu desde o início das discussões para a consolidação da nova universidade federal, colocando todo o sistema estadual de ensino superior à disposição do Imea.
Concebida como uma universidade sem fronteiras, a Unila terá como objetivo constante contribuir para a integração regional através do conhecimento público e da cooperação solidária entre os países da América Latina. A Unila pretende ser uma instituição inovadora e comprometida com a busca de soluções para os desafios da contemporaneidade. Em outubro, será feita a seleção dos primeiros alunos: metade das vagas será destinada a brasileiros e os outros 50% a estudantes dos demais países latino-americanos.
As aulas têm início previsto para março de 2010 e serão ministradas inicialmente nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em Foz do Iguaçu.
O Imea, apoiado no Conselho Consultivo Latino-Americano e em Cátedras Latino-Americanas, terá uma importância estratégica para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Ao reunir pesquisadores e líderes intelectuais de expressão da América Latina e de outros países, esta primeira edição do colóquio representa mais um passo decisivo na construção do projeto da Unila.
Durante os quatro dias de realização do Colóquio Internacional "Educação para a Integração Latino-Americana", que deverá contar com a presença dos ministros da Educação do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, serão debatidos temas voltados à integração da educação na América Latina.