Secretários executivos reúnem-se com secretária Lygia Pupatto 09/11/2009 - 17:48

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, recebeu representantes do Sindicato das Secretárias e dos Secretários do Estado do Paraná (Sinsepar) e docentes das cinco instituições estaduais de ensino superior que oferecem o curso de secretariado executivo - Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA). O objetivo do encontro foi discutir os caminhos da educação superior e do secretariado no Paraná.     
Segundo o professor da Unicentro e autor de livros sobre secretariado executivo, Raimundo Nonato Júnior, foram abordadas as possibilidades de inovações, de pesquisa e ensino na área. “Falamos sobre as questões tecnológicas voltadas para o secretariado, as possibilidades de inserção do secretariado no sistema de comunicação do governo, a prioridade da graduação em secretariado executivo para aqueles que vão fazer concurso  para a área de secretariado no governo do estado do Paraná e principalmente sobre as possibilidades de implementação e melhorias nos cursos superiores em funcionamento no estado”, ressaltou.     
O Paraná conta com cerca de 20 cursos de graduação na área de secretariado executivo. A secretária Lygia Pupatto se comprometeu a auxiliar no crescimento pedagógico e científico dos cursos de secretariado executivo no Paraná. “Este governo tem uma nova mentalidade, que investe no ensino superior. Essa é uma luta contínua”, afirmou.
Para o professor da Unicentro, o governo está se empenhando em abrir as portas para que o secretariado executivo se afirme como uma área de conhecimento no Paraná. “A tendência agora é um fortalecimento para área de pesquisa e da verticalização dos cursos nas universidades”, ressaltou Raimundo.  
Depois do encontro, o grupo seguiu para Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, com o objetivo de discutir a criação de uma linha de pesquisa e inovação tecnológica para a área de secretariado executivo.