Secretário recebe pesquisador da Unicentro 26/06/2018 - 18:30

O secretário Décio Sperandio recebeu nesta terça-feira (26), o professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Carlos Ricardo Maneck Malfatti, coordenador do projeto “Avaliação da viabilidade e aplicação comercial de baccharis dracunculifoia com prospecção biotecnológica e médica”.

Durante a reunião o professor Malfatti fez um relato das atividades desenvolvidas no primeiro ano do projeto que é financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio do Fundo Paraná.

O pesquisador destacou que a pesquisa com o extrato da planta baccharis dracunculifoia, popularmente conhecida como alecrim do campo, acontece há cerca de nove anos e com o investimento no projeto foi possível avançar no desenvolvimento de produtos naturais. “Estamos desenvolvendo uma linha de produtos naturais inéditos, que podem ser coadjuvantes no tratamento terapêutico convencional do paciente com diabetes”, ressaltou o pesquisador.

A equipe de pesquisadores e estudantes da Unicentro desenvolveu uma cerveja e um iogurte como teste de bebida funcional para o controle da doença.  Novos estudos são realizados para a produção de um refrigerante orgânico, uma geleia diet e um vinagre de malte com a incorporação do extrato de alecrim do campo. 

Os estudos clínicos são realizados pela equipe do Laboratório Biomed da Unicentro. Foram realizados testes com diabéticos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Guarapuava.

O secretário Décio Sperandio enfatizou que é preciso continuar investindo em projetos que contribuam para a qualidade de vida da população. “A primeira etapa do projeto recebeu apoio da secretaria e queremos sempre que possível, investir em projetos nas universidades estaduais que produzam transformações sociais e melhorias na qualidade de vida do cidadão paranaense”, destacou.

 “Já desenvolvemos uma cerveja e um iogurte que podem ser enquadrados na linha diet ou light, e são estudados para o controle do diabetes. Na próxima etapa do projeto queremos produzir o vinagre de malte que usará a base da cerveja, um refrigerante orgânico e a geleia diet”, afirma.

Também participaram da reunião o assessor parlamentar do deputado estadual Bernado Ribas Carli, César Ribas Lima e o secretário de Esportes e Recreação de Guarapuava, Pablo Almeida.