Secretário da SETI e ministra do MDS participam do CA 11/06/2010 - 16:40

O secretário de Estado Nildo Lübke, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), professora Márcia Lopes participaram hoje de manhã (11/6) da reunião do Conselho de Administração (CA), a primeira presidida pela reitora Nádina Moreno. Estiveram presentes também os membros da Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia de Londrina: Rosi Sabino, presidente; Omar Tana, vice-presidente e Leandro Henrique Magalhães, ex-presidente da Comissão.
O secretário Nildo Lübke defendeu o TIDE para os professores das IES como política educacional. “O professor universitário além de dar aulas deve estar vinculado a projetos de ensino, pesquisa e extensão, portanto precisa estar na universidade em tempo integral para se sentir mais compromissado com a academia”, disse. O secretário também expôs aos conselheiros o orçamento da SETI e a destinação de R$ 35 milhões para infraestrutura das IES do Estado. Sobre a lei da Reforma Administrativa, Lübke disse que as universidades devem montar comissões e apresentar quais são suas necessidades em termos de funções e cargos, que depois será negociado com as secretarias do Planejamento e Finanças do Estado. “Isso precisa estar finalizado e aprovado até no máximo outubro”, acrescentou.
Nildo Lübke prometeu também que vai solicitar ao governador Orlando Pessuti a revogação do decreto que proíbe professores de viajarem ao exterior para participar de eventos científicos sem aprovação do governo. “Quem deve decidir sobre isso são os conselhos superiores das Universidades e não o governador”, defendeu. A reitora Nádina Moreno e o conselheiro, professor Anísio Bueno, diretor do CESA ,solicitaram ao secretário uma proposta de autonomia orçamentária para IES, considerando que isso daria mais agilidade à administração. Como ponto emergente, Nildo Lübke apontou a necessidade de resolver a questão do Processo Seletivo de Promoção (PSP) que está sendo questionado pelo Tribunal de Justiça. “Vamos montar uma comissão com procuradores jurídicos das IES e do Estado para encontrar uma solução para esse problema que se apresenta como de extrema importância”.
Sobre a abertura de concursos públicos para contratação de professores, o secretário disse as universidades devem enviar à SETI e a secretaria de Administração as suas necessidades para que os concursos comecem a ser realizados, obedecendo, é claro, os prazos legais e eleitorais, visto que este é um ano eleitoral.
Projetos do Ministério do Desenvolvimento
Durante a reunião, a ministra Márcia Lopes apresentou os principais projetos que estão sendo desenvolvidos pelo MDS como, por exemplo, Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional e o Projeto de Combate ao Trabalho Infantil, lembrando que neste dia 12 de junho comemora-se o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. “Nos últimos anos conseguimos diminuir em 30% o trabalho infantil no Brasil”, informou a ministra.
Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia
A presidente de C&T do município, Rosi Sabino falou sobre a realização da III Conferência de Ciência e Tecnologia que será realizada em Londrina em novembro. “Nosso desafio é a disseminação da ciência e tecnologia aproximando o poder legislativo, o ensino básico, as universidades e a sociedade civil para essa questão que consideramos de extrema importância”. Leandro Henrique Magalhães, ex-presidente da Comissão, acrescentou que a comissão está elaborando indicadores de ciência e tecnologia para Londrina. “Queremos saber o que exatamente interessa para o município”.
O secretário Nildo Lübke comentou que a SETI está fazendo um mapeamento todas as iniciativas e políticas de C&T do Estado para saber o que está sendo produzido na área. “Nosso objetivo é criar uma rede de C&T para buscar recursos federais e até internacionais, mas para isso precisamos conhecer melhor o que está sendo feito”. O secretário lembrou que Londrina é a única cidade do Estado que tem uma Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia.