Secretário Nildo solicita ao ministro Haddad recursos às IEES 09/08/2010 - 17:52

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, solicitou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, a destinação de valores equivalentes a um mínimo de R$ 1 mil/ano, por aluno matriculado nos cursos regulares de graduação, mestrado e doutorado das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES), e um aporte especial para manutenção e desenvolvimento das atividades dos hospitais universitários. Em 2010, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 1,6 bilhão na manutenção do ensino superior estadual.

Em audiência realizada no Ministério da Educação (MEC) em Brasília, na última semana, e que contou com a presença de deputados federais e outras lideranças paranaenses, o secretário Lübke falou ao ministro Haddad sobre a capilaridade do Sistema Estadual de Ensino Superior no Paraná. O sistema é formado por sete universidades e dez campi, englobando 313 cursos de graduação presenciais, com 69.960 alunos matriculados e oito cursos à distância, com 3.675 alunos matriculados.

Com relação à pós-graduação, são 334 cursos de especialização presencial, com 8.537 alunos matriculados, e dois cursos à distância, com 881 alunos matriculados. No mestrado, são 82 cursos com 2.604 alunos e, no doutorado, 22 cursos com 819 alunos matriculados.

Para atender à demanda de recursos humanos, as Universidades estaduais contam com um quadro de 5.625 docentes efetivos e 1.530 temporários, totalizando 7.038 docentes. O quadro de agentes universitários é formado por 8.438 funcionários, sendo que 8.149 são efetivos.

Os Hospitais Universitários – três em funcionamento e outros dois em fase de implantação – desenvolvem um trabalho de qualidade, em benefício à população paranaense e à comunidade acadêmica.