Secretário Nildo Lübke recebe perita em museologia da USP 20/09/2010 - 16:40

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, recebeu nesta segunda-feira (20), em seu gabinete, em Curitiba, a museóloga Marília Xavier Cury, da Universidade de São Paulo (USP), acompanhada pela diretora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Anna Maria Lacombe Feijó, e pela vice-diretora da instituição, Solange Garcia Pitangueira. A museóloga está na capital paranaense para fazer uma peritagem na Embap, visando à implantação de um curso de graduação em Museologia na instituição.
De acordo com o secretário Nildo Lübke, o curso de graduação em Museologia da Embap foi o primeiro das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná a obter a autorização do governador Orlando Pessuti para sua implantação. “Assumimos o compromisso de implantar o curso na Embap o mais breve possível”, afirmou o secretário.
Além disso, o secretário disse que estão previstos R$ 14 milhões no orçamento da Seti para a construção do novo edifício da Embap, atualmente em instalações provisórias. O projeto da obra, com previsão de 13 andares, será apresentado na próxima semana, na Secretaria de Obras Públicas (Seop).
Segundo a museóloga da USP, atualmente há pouco mais de uma dezena de cursos de Museologia no Brasil e a intenção é que todos os museus do país venham a contar com pelo menos um graduado nessa área.
“Pretendemos oferecer inicialmente 35 vagas em vestibular”, informou a diretora da Embap. Após o trabalho de peritagem, o processo de criação do novo curso de graduação deverá ser submetido ao Conselho Estadual de Educação (CEE). Posteriormente, será marcado vestibular especial para a primeira turma. O grupo também foi recepcionado pela coordenadora de Ensino Superior da Seti, professora Sonia Maria Sperandio Lopes Adum.