Secretário Nildo Lübke recebe lideranças da região Oeste do Estado 18/06/2010 - 20:50

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, recebeu diversas lideranças da região Oeste do Estado, durante o Programa de Interiorização do Governo, realizado nesta sexta-feira (18), em Cascavel.

Durante a tarde, o secretário recebeu acadêmicos indígenas, do curso de pedagogia da Unioeste. O pró-reitor de Graduação da Unioeste, Eurides Küster Macedo Junior, acompanhou os estudantes, que entraram na universidade por meio do programa CUIA (Comissão Universidade Para Índios). Eles vieram falar sobre a manutenção do programa.

O pró-reitor de Graduação da Unioeste, Eurides Küster Macedo Junior, a diretora geral do campus da Unioeste de Foz do Iguaçu, Renata Camacho Bezerra, o deputado federal Fernando Giacobo e o deputado estadual Chico Noroeste, também visitaram o secretário Nildo Lübke, para discutir a criação do curso de medicina no campus de Foz do Iguaçu da Unioeste.

De acordo com o secretário, o governador Orlando Pessuti autorizou a formação de um grupo de trabalho que vai analisar a viabilidade da criação do curso.

O secretário recebeu de prefeitos propostas de criação de cursos superiores. O prefeito do município de Chopinzinho, sudoeste paranaense, Vanderlei José Crestani, veio propor a criação de um curso de administração na cidade. Segundo o prefeito, a cidade, que tem 20 mil habitantes, já tem os cursos de pedagogia e ciências contábeis, ofertados pela Unicentro, e um cursinho público preparatório para o vestibular.

O prefeito Fernado Gugik, de Coronel Vivida, Sudoeste do Estado, propôs a criação de cursos superiores no município.

O presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Luiz Fernando de Oliveira Ribas, o presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Zeferino Perin, o diretor de administração e finanças da Fundação Araucária, Carlos Alberto Piacenti, o coordenador do programa Universidade Sem Fronteiras, Antônio João Mânfio, a coordenadora de Ensino Superior da Seti, Sônia Maria Sperandio Lopes Adum, e a assessora de Relações Internacionais da Seti, Jackelyne Corrêa Veneza, também participam do encontro.