Secretário Nildo Lübke participa da I Reunião de Reitores Paraguai/Paraná 18/05/2010 - 14:40

O governador Orlando Pessuti autorizou a participação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, na I Reunião de Reitores Paraguai/Paraná. O evento ocorre em Assunção, no Paraguai, entre os dias 20 e 21 de maio.
Para Lübke, a cooperação internacional traz inúmeros benefícios ao Sistema Estadual de Ensino. “O intercâmbio de informações, a troca de ideias e experiências será muito importante para as duas regiões. Além disso, esse evento contribuirá para o fortalecimento das Instituições Estaduais de Ensino Superior”, disse.
Também participam do evento o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, a assessora de Relações Internacionais da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Jackelyne Corrêa Veneza; o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alcibíades Luiz Orlando; o vice-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona; o vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mário Luiz Neves de Azevedo e o reitor da Universidade Estadual de Londrina, César Antônio Caggiano Santos.
Estão na pauta da reunião assuntos como a cooperação educacional, cooperação técnica e extensão universitária, cooperação científica e tecnológica, cooperação cultural e cooperação institucional.
Na área de ensino presencial, serão abordados temas como: a mobilidade acadêmica de docentes e discentes, ampliando o programa de Cátedras-sanduíche; motivação de apoio institucional para a realização de trabalhos de alunos paraguaios em universidades paranaenses e vice-versa; formas de acesso e seleção dos estudantes; revalidação de diplomas; e bolsas de estudo. Já na área de ensino à distância será analisado o uso de tecnologias da informação e comunicação da educação, bem como o programa Universidade Aberta do Brasil.
Dentro da cooperação técnica e extensão universitária serão formuladas propostas para formação de professores, além da elaboração conjunta de projetos de desenvolvimento econômico e social. Ainda será proposta a participação de alunos paraguaios no Universidade Sem Fronteiras.
Na cooperação científica e tecnológica, receberá atenção o estágio de professores e alunos em institutos de pesquisa no Paraguai e no Paraná, assim como a integração das universidades paraguaias e paranaenses com o Parque Tecnológico de Itaipu. Serão debatidas também estratégias para o trânsito de alunos entre instituições brasileiras e paraguaias, além da discussão de temas educacionais do Mercosul.