Secretário Lübke se reúne com professores e estudantes da UENP em Cornélio Procópio 30/09/2010 - 10:00

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, se reuniu, nesta quarta-feira (29), com os diretores, professores, funcionários e estudantes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Cornélio Procópio. O encontro fez parte da agenda de compromissos no Norte do Estado durante esta semana.

A reunião teve como objetivo promover a discussão de ideias que visem ao desenvolvimento da instituição, além de compartilhar com a comunidade acadêmica o que já foi realizado e as propostas para o período final do atual governo. De acordo com o secretário, o espírito interno precisa ser mudado, o conceito de universidade precisa ser colocado em prática. “Vivemos a sociedade do conhecimento, no entanto, necessitamos vivenciar a sociedade da solidariedade”, afirmou.

Em relação a futuras propostas, o secretário disse que o desejo é que todos os cursos superiores terminem em mestrado. Na sequência, Lübke informou que 33% do orçamento do Estado é, hoje, investido em educação.“Isso para que projetemos as universidades para o desenvolvimento do conhecimento”.

Na oportunidade, a diretora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, eleita recentemente com o vice Bruno Ambrózio Galindo, destacou o empenho do secretário na instituição da universidade quando o conselho foi criado e a reitoria eleita. A diretora também agradeceu a contratação de oito docentes e o enquadramento dos técnicos universitários.“Temos grande satisfação em receber a visita do secretário logo no início de nossa direção, além disso, expressamos reconhecimento e gratidão pelas conquistas alcançadas”, comemorou.

O secretário finalizou explicando a importância de consolidar a prática universitária por meio do planejamento e incentivou o pensamento coletivo para que, assim, a evolução aconteça. “Sejam audazes quando projetarem as atividades que necessitam ser realizadas e, quando olharem para trás, possam conferir o que de bem foi feito por vocês em benefício do desenvolvimento da região”.

A reunião foi concluída com a discussão de algumas questões levantadas por professores e funcionários sobre qualidade dos cursos, contratações, entre outras.