Secretário Lübke estabelece Grupo de Trabalho e Estudos para implementação da UEPR 24/05/2010 - 17:52

O secretário de Estado Nildo Lübke, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, autorizou, na última semana, a formação de um Grupo de Trabalho e Estudos visando a criação e implementação da Universidade Estadual do Paraná (UEPR). O presidente da Fundação Araucária, Zeferino Perin, foi designado como coordenador das atividades do grupo, que também contará com o apoio dos diretores das faculdades estaduais do Paraná.
“A Universidade Estadual do Paraná é uma meta já desenhada pelo governador Orlando Pessuti e um pedido insistente das comunidades e faculdades de várias regiões do Estado. Esse modelo de universidade multicampi, no caso do estado do Paraná, será um pouco diferente, porque se pretende dar uma certa autonomia para as faculdades, transformando-as em centros universitários”, afirma o professor e advogado Lübke.
O objetivo do projeto é reunir as faculdades estaduais em unidades isoladas dentro de um projeto de universidade, que terá como atribuições o desenvolvimento microrregional. A intenção é encaminhar, até meados de junho, projeto de Lei à Assembleia Legislativa, em regime de urgência, para que seja analisado e aprovado pelos parlamentares paranaenses.
Atualmente, o Sistema Estadual de Ensino Superior conta com sete faculdades: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (Fap), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv), distribuídas estrategicamente em todo o estado.