Secretária Lygia Pupatto visita projetos do Universidade Sem Fronteiras em Iretama e Roncador 12/11/2009 - 16:31

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, acompanhada de diretores, professores e estudantes da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), visitou projetos do programa Universidade Sem Fronteiras nos municípios de Iretama e Roncador, nesta quarta-feira (11).
Em Iretama, Lygia conversou com as mulheres que integram o projeto “Assessoramento para a implantação de uma cooperativa de confecção industrial em Iretama”, inserido no subprograma Apoio à Extensão Tecnológica Empresarial, que é coordenado pelo professor Tito Jerônimo Alfaro Serrano e orientado pelos professores Munir Barakat, Nelson Denker e Paulo R. S. Borges. Atualmente, a cooperativa se encontra implantada e estruturada, e foi nomeada de Cooperativa de Costura Industrial de Iretama (Coopercosini).
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Iretama, o projeto garantiu renda e oferta de trabalho para mulheres que antes não possuíam renda ou não tinham outra opção que não fosse o trabalho na roça. A cooperativa conta com mais de 20 integrantes, que produzem acessórios em jeans, como calças femininas e masculinas, saias e maria-joão para marcas reconhecidas no mundo da moda.
Já em Roncador, a secretária falou com os agricultores que participarão do projeto “Organização Social, administrativo e suporte técnico à Cooperativa Vale do Rio Cantu (Coovrcan)”, inserido no subprograma Incubadora dos Direitos Sociais, coordenado pelo professor Sérgio Luiz Maybuk. Também estavam presentes agricultores de Iretama, Altamira do Paraná, Mato Rico e Nova Cantu.
O objetivo do projeto é estruturar administrativamente a cooperativa, além de melhorar a qualidade de seus produtos, e auxiliar nas estratégias de comercialização. O projeto foi aprovado neste mês, juntamente com mais 5 projetos da Fecilcam.