Secretária Lygia Pupatto participa da reunião dos Conselhos da UEPG 04/07/2007 - 18:50

05/07/2007
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, participou da reunião dos conselhos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na tarde desta quarta-feira (4), com o reitor João Carlos Gomes, vice-reitor Carlos Luciano Sant´Ana Vargas, pró-reitores, diretores dos setores de conhecimento, chefes de departamentos e demais autoridades universitárias.
Lygia apresentou a estrutura organizacional da Secretaria, com o conjunto das 13 instituições de ensino superior, sendo seis universidades e sete faculdades; a Unidade Gestora do Fundo Paraná, responsável pela aplicação e operacionalização dos recursos destinados a programas e projetos estratégicos do governo; a Fundação Araucária, entidade de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico e formação de recursos humanos do Estado; o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), cuja missão é contribuir com soluções inovadoras para o progresso técnico das atividades econômicas e melhoria da qualidade de vida da população.
A secretária também explicou os diversos programas do governo estadual, principalmente na educação. Segundo ela, o governo vem investindo pesado em todos os níveis educacionais, mas centrou sua explanação na questão do ensino superior. Com a destinação de R$ 936 milhões em 2006, provenientes do tesouro para a manutenção do ensino superior público, o Estado do Paraná formou uma extensa rede que abriga 73 mil alunos em 254 cursos de graduação e 2.500 alunos em 68 cursos de mestrado e 17 de doutorado.
A consolidação desse patrimônio da sociedade paranaense se deu pela atuação decidida do atual governo, que elevou o orçamento da Secretaria em 77%, passando de R$ 530 milhões em 2002 para R$ 936 milhões em 2006; reorganizou o terceiro grau dando-lhe um caráter de sistema de ensino por meio de ações transparentes e com a participação das instituições na definição e na implementação de políticas para o setor. Está recuperando a infra-estrutura de ensino e pesquisa das instituições mantidas pelo Estado destinando-lhes três vezes mais recursos do que o período de oito anos do governo que o antecedeu. "Estamos aumentando significativamente os investimentos na qualificação dos docentes, dos agentes universitários e em programas de pós-graduação", frisou a secretária.
Lygia disse que o governo está preocupado com os problemas sociais no nosso Estado e convocou os professores, principalmente os das áreas das licenciaturas, para elaborarem projetos na área da promoção social. "Temos de diminuir de forma consistente os índices alarmantes de prostituição infantil, da gravidez precoce, do trabalho infantil, da violência contra as mulheres e crianças e vamos precisar de profissionais para desenvolver essas atividades", afirmou.
Para o reitor da UEPG, João Carlos Gomes, a presença da secretária no encontro com os conselheiros e autoridades universitárias, valorizou sobremaneira os temas abordados, pois "transferiu muita confiança e demonstrou muita segurança em todas as suas propostas e nas idéias que defende".