Secretária Lygia Pupatto participa da abertura do 41° Filo 08/06/2009 - 11:20

Cinqüenta companhias nacionais e internacionais, num total de cem apresentações em 17 dias, serão as atrações do 41º Festival Internacional de Teatro de Londrina (Filo), o mais antigo da América Latina, aberto na noite da última sexta-feira (05). Patrocinado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Festival é uma tradição em Londrina e, anualmente, transforma a cidade em um grande palco de encontro de artistas, público, idéias e expressões.
A secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, afirmou, na noite de abertura do evento, que a parceria da Seti com o Filo é essencial, pois “a cultura e a arte fazem bem para a alma”. Lygia também destacou os esforços da diretoria do evento que, todo ano, consegue apresentar um Festival de qualidade.
O diretor do Festival, Luiz Bertipaglia, agradeceu a parceria da Seti e afirmou que “em um momento difícil e diferente dos outros anos é imprescindível o apoio do Estado para a realização do evento”.
Além dos espetáculos, o Filo conta com uma programação direcionada para comunidades vulneráveis e excluídas do processo criativo, democratizando a produção, o acesso e a fruição dos bens e serviços culturais. Inclusão cultural de comunidades e grupos vulneráveis e excluídos é a proposta dos projetos socioculturais, desenvolvidos desde o ano 2000 como forma de estimular o potencial inventivo e permitir a expressão da criatividade desses grupos, que deixam de ser espectadores e passam a ser criadores.
A presidente de honra do FILO, Nits Jacon se disse “honrada e emocionada” com mais um ano de programação de alto nível e também destacou a parceria com a Seti, agradecendo à secretária Lygia.
Também participaram do evento de abertura do Festival o prefeito de Londrina, Homero Barbosa Neto; a chefe do escritório do Governo do Estado na Região Metropolitana de Londrina, Elza Corrêa, que na ocasião representou o vice-governador Orlando Pessuti, e a diretora da casa de Cultura de Londrina, Janete El Haouli.