Secretária Lygia Pupatto ministra palestra em Congresso de Responsabilidade Socioambiental 22/10/2009 - 12:08

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, ministrou a palestra “Responsabilidade Social nas Instituições de Ensino Superior”, nesta quarta-feira (21), durante o II Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental, no Cietep, em Curitiba.
Ela falou sobre o Universidade Sem Fronteiras, maior programa de extensão universitária do país, que envolve 5,4 mil bolsistas. O programa foi desenvolvido baseado no conceito da economia do conhecimento, como maneira de retribuir o investimento realizado pela sociedade nas Instituições de Ensino Superior. “Estamos discutindo há cerca de quatro anos a concepção da Economia do Conhecimento. Esse conceito começou a ser difundido na Europa e apóia-se na evolução da sociedade por meio da disseminação do conhecimento. Acreditamos que dessa maneira é possível mudar o patamar de desenvolvimento do país”, disse.
O Universidade Sem Fronteiras conta com sete subprogramas: apoio à agricultura familiar e pecuária leiteira; agroecologia; extensão tecnológica empresarial; incubadoras de direitos sociais; diálogos culturais, apoio à educação básica (licenciaturas) e ações de apoio à saúde. Com investimento total de R$ 51 milhões, os projetos contemplam 280 municípios em todo o estado.
Através de equipes multidiscilpinares, formadas por professores-orientadores, profissionais recém-formados e estudantes de graduação, o programa contribui com a redução das desigualdades em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Quando lançamos o programa, tínhamos a intenção de mudar a realidade de milhares de pessoas. Alertamos aos bolsistas que eles aprenderiam muito mais coisas do que ensinariam. E é isso o que está acontecendo”, disse a secretária.
A secretária destacou que o maior desafio do programa é formar cidadãos. “Nunca avançamos tanto na ciência e na tecnologia, mas nas relações humanas houve um retrocesso. Refletimos constantemente a respeito de como estão saindo os alunos das nossas universidades. E participando dos projetos do Universidade Sem Fronteiras e tendo contato com outras realidades, os bolsistas estão mudando a maneira de enxergar a vida”.
O II Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental está acontecendo no Centro de Eventos do Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep), em Curitiba, e termina nesta quinta-feira.