Secretária Lygia Pupatto inaugura rede de internet sem fio e visita projetos da Fafipa 28/01/2010 - 17:50

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto,  inaugurou nesta quinta-feira (28) Sistema de Internet Sem Fio na Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa). O projeto também possibilitou a instalação de laboratórios de informática, com 30 computadores cada, aos 11 cursos da instituição. No total, estão sendo investidos R$ 138 mil para implantação do sistema.   
De acordo com Lygia, o sistema auxiliará no desenvolvimento da instituição e no trabalho dos alunos e professores. “Sinto-me com o dever cumprido por colocar mais essa ferramenta à disposição da comunidade acadêmica da Fafipa. Com isso, a Fafipa fica em pé de igualdade com as demais universidades e faculdades do Paraná”, afirmou.
O Sistema de Internet Sem Fio faz parte do Programa Universidade em Movimento, que recebeu R$ 85 milhões para investir na melhoria da infraestrutura das universidades e faculdades estaduais do Paraná. Também participaram do evento o diretor da faculdade, Antônio Rodrigues Varela Neto, e a secretária municipal da Educação, Aparecida Silveira Gonçalves.
Depois da inauguração, a secretária Lygia Pupatto visitou dois projetos do programa Universidade Sem Fronteiras desenvolvidos na região. O projeto “Inserção sócio-econômica na cadeia produtiva de reciclagem, da região de Paranavaí, mediante a adoção de inovações tecnológicas”, visa promover inovações tecnológicas quanto à separação, comercialização e industrialização de materiais recicláveis da Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços de Paranavaí (Coopervaí). Atualmente, a cooperativa conta com 37 cooperados e 15 trabalhadores provisórios.
Outro projeto que recebeu a visita da secretária foi o “Atrativos turísticos na localidade de Piracema (Paranavaí) através da Agroecologia e Feiras Potencialidades”, desenvolvido no distrito de Piracema, em Paranavaí. O objetivo é construir um polo de turismo agroecológico com a construção de hortas comunitárias e particulares, produzindo somente vegetais de origem orgânica, com a comercialização dos produtos artesanais, manufaturados e alimentos especializados.