Secretária Lygia Pupatto e reitor Zaki Akel abrem IV Simpósio Brasil-Alemanha 05/10/2009 - 15:44

A secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), juntamente com o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, participaram da solenidade de abertura IV Simpósio Brasil-Alemanha, realizada no Teatro da Reitoria da UFPR, nesta segunda-feira (05).
Sob o tema Energias Renováveis, o Simpósio promoverá sessões plenárias, mesas-redondas, apresentação de painéis, exposição de trabalhos e visitas técnicas a centros de pesquisa, laboratórios e empresas em Curitiba e outras regiões do estado.
De acordo com a secretária Lygia Pupatto, o Simpósio trará importantes abordagens a respeito do desenvolvimento sustentável. “Quero parabenizar a UFPR pela realização desse evento e, em especial, pelo tema escolhido. Temos que avançar em propostas institucionais e globais sobre as energias renováveis. Para o Paraná, é extremamente importante que possamos aprofundar cada vez mais o intercâmbio com a Alemanha. Queremos criar uma massa crítica no Paraná e na Alemanha capaz de dar resposta aos desafios que se apresentam”, disse.
A Seti já desenvolve cooperação com diversos países. Nesta semana, segundo a secretária Lygia, foi aprovado um curso de mestrado interinstitucional em Bioenergia, desenvolvido em uma parceria formada por diversas instituições. Também nesta segunda-feira (05), representantes da região de Baden-Württembert, na Alemanha, visitam a Seti com o objetivo de estreitar as relações institucionais entre as duas regiões. “Tenho a certeza de que as discussões desse Simpósio serão bastante profícuas e o Paraná continuará apoiando e auxiliando iniciativas como essa”, concluiu.
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, falou sobre a importância das cooperações internacionais na instituição. “Somos a universidade mais antiga do Brasil, e buscamos a internacionalização como um dos nossos eixos estratégicos. Também fico muito feliz pela parceria que temos com as instituições e universidades estaduais do Paraná. Quanto maior for a nossa interação, maior serão os resultados alcançados pelas nossas parcerias”, afirmou.
O IV Simpósio Brasil-Alemanha está sendo organizado pelo Centro de Colaboração Brasil Alemanha da UFPR (CCIBA) e reunirá pesquisadores de renome e mais de 700 participantes na UFPR, em Curitiba. O evento prosseguirá até o próximo sábado, 10 de outubro.
Entre os vários conferencistas, estão os professores Jürgen Schmid, membro do Conselho Consultivo Científico Mudanças Globais no Meio Ambiente do Governo Alemão; Gerd Kohlhepp, chefe do Departamento de Ciências do Solo e Adubação do Instituto de Estudos Experimentais de Baden-Württemberg de Freiburg, Alemanha e Hartmut Sangmeister, vice-diretor de ensino da Faculdade de Ciências Econômicas e Sociais da Universidade de Heidelberg, Alemanha.