Secretária Lygia Pupatto é presidente de honra em Congresso Internacional de Matemática 09/12/2009 - 17:40

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, participou da cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Matemática 2009 – Engenharia e Sociedade, realizada nesta quarta-feira (9), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba. A secretária Lygia foi convidada como presidente de honra na área governamental.
De acordo com ela, eventos como esse são extremamente importantes para todos os níveis de ensino. “Hoje, no Brasil, nós temos um desafio muito grande na área da matemática, principalmente no ensino básico. É uma área que nós ainda temos uma demanda muito grande por professores. A matemática está presente na vida de todos nós e ouso dizer que quase em todas as profissões. E esse é o desafio, tornar a matemática com mais visibilidade, que torne o aprendizado mais atraente e simplificado”, disse.
O evento faz parte do calendário oficial de comemorações do Ano da França no Brasil e é decorrente de uma interação existente entre as universidades francesas e universidades do Paraná. “Esse tipo de cooperação internacional, particularmente na área da ciência, da tecnologia e do ensino, criam laços que nos permitem avançar em diversas áreas”, afirmou Lygia, que retornou nesta semana da França, onde participou do 3°. Encontro da Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira.
A presidente geral do evento e representante do Institut National des Sciences Appliquées (INSA), da Université de Lyon, na França, Christiane Dujet-Sayyed, ressaltou o apoio das instituições envolvidas na organização do evento. “Gostaria de agradecer imensamente à PUCPR, à Seti, ao INSA, que é co-organizador do evento, e outras instituições que nos ajudaram financeiramente, como a Fundação Araucária, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná”, afirmou.
O Congresso Internacional de Matemática será realizada até o dia 11 (sexta-feira). Com previsão de ser realizado bianualmente, a próxima edição deve acontecer na Argentina, em 2011.