Saiba o que muda no Vestibular Unespar 2018 24/07/2018 - 10:22
O Vestibular da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) passou por uma reformulação para a edição de 2018/2019. As mudanças visam atender aos padrões utilizados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e diminuir a porcentagem de reprovação na prova. Todas as informações podem ser consultados no Manual do Candidato.
Até o ano passado, os candidatos respondiam três provas: Prova de Conhecimentos Gerais, Prova de Redação e Prova Vocacionada. No Vestibular 2018, ingresso 2019, não há mais a prova vocacionada. Todos os candidatos farão apenas duas provas, sendo elas a prova objetiva de múltipla escolha e a prova de Redação.
Outra mudança importante é em relação aos critérios para reprovação. Até o ano passado, candidatos que zerassem em uma das disciplinas eram automaticamente eliminados do processo seletivo. Para esta edição, a prova assume um caráter classificatório. Só serão eliminados os candidatos que zerarem a prova inteira ou aqueles cuja redação não atenda os critérios estipulados em edital.
Inscrições
Além de efetuar o preenchimento do formulário de inscrição, os candidatos devem pagar a taxa de R$ 110 até 12 de setembro. Quem deseja a isenção da taxa poderá fazer a solicitação entre os dias 1º e 23 de agosto, seguindo os critérios disponíveis no edital do processo seletivo. A relação dos candidatos com pedidos de isenção deferidos será disponibilizada no portal do vestibular a partir do dia 31 de agosto. As provas serão realizadas no dia 18 de novembro.
A prova objetiva de múltipla escolha é composta por 60 questões envolvendo conteúdos do Ensino Médio nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e; Matemática e suas Tecnologias. A prova avalia a aptidão e o potencial do candidato para ingressar em um curso superior, privilegiam o raciocínio em detrimento da memorização mecânica de fórmulas e de definições, valorizando a capacidade de organizar ideias, de estabelecer relações, de criticar e de interpretar dados e fatos.
Para língua estrangeira deverá optar por Espanhol ou Inglês. Caso a escolha do candidato seja pelo Curso de Letras - Inglês, é obrigatória à opção por Língua Inglesa, caso seja o Curso de Letras Espanhol, é obrigatória à opção por Língua Espanhola.