SETI reforça parcerias com a França 26/07/2007 - 17:40

26/07/2007
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Lygia Pupatto, recebeu nesta quarta-feira, 25, o adido de Cooperação Científica e Tecnológica da França, Michel Brunet, e o diretor executivo da Câmara de Comércio França-Brasil, Sérgio Bruel, acompanhados pelo chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, ministro Sérgio Couri. O objetivo da visita foi conhecer o Sistema SETI e ampliar o contato para futuras parcerias relacionadas a temas de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A visita, de acordo com a coordenadora de Ciência e Tecnologia da SETI, Jackelyne Corrêa Veneza, reforça uma série de entendimentos que vêm sendo mantidos desde o início do ano entre a SETI e a França, especialmente com a Província de Rhône-Alpes.
Em fevereiro deste ano, o Governo do Paraná assinou um Plano de Ação para o Biênio 2007-2009, visando firmar parcerias e trocar experiências com a região francesa. E, na semana passada, uma nova delegação daquele país esteve na capital paranaense e formalizou convite à secretária Lygia Pupatto para participar de conferências em universidades francesas e conhecer pólos tecnológicos em outubro deste ano.
Outro projeto pioneiro que vem sendo tratado é a criação de um curso de extensão voltado para a formação e capacitação de mestres queijeiros. A intenção é viabilizar a criação de um curso no Campus de Castro da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com bases nos conceitos franceses de produção. O intercâmbio será feito no Instituto Tecnológico do Queijo Francês e na Escola do Queijo de Rhône-Alpes.